07 MAR 2023
Plenária Municipal de Saúde aborda melhorias nos atendimentos da rede básica

Diretrizes serão encaminhadas aos âmbitos estadual e nacional

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde (CMS), realizou no último sábado (4) a Plenária Municipal de Saúde com o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia, amanhã vai ser outro dia”. A sessão foi preparatória para apresentação de diretrizes na 9ª Conferência Estadual de Saúde de São Paulo e a 17ª Conferência Nacional de Saúde.

“Por meio da plenária nós podemos estudar uma nova estruturação da rede municipal de saúde, como melhorias nos serviços oferecidos aos nossos munícipes”, afirmou o secretário da Saúde, Marcelo Cosentini.

Os participantes elegeram os dois representantes titulares de trabalhadores do SUS, três representantes titulares e um representante suplente do segmento de usuários do SUS que participarão da Etapa Macrorregional do Departamento Regional de Saúde – DRS VII de Campinas, que está prevista para ocorrer de forma online no dia 18 de abril.

Os assuntos abordados e discutidos na plenária seguiram quatro eixos temáticos pré-determinados ao longo do evento. Foram definidas duas diretrizes de cada eixo que serão encaminhadas para as etapas estadual e nacional.

Do eixo I chamado “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”, as diretrizes definidas foram a implantação de duplas de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Programa da Saúde da Família (PSF), para realizar atividades de prevenção, promoção e reabilitação em saúde. Ainda, a ampliação de programas de saúde para crianças e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), quanto aos atendimentos deles, inclusive, aumentando e ampliando os recursos municipais e repasses governamentais, conforme a legislação vigente.

O eixo II tinha o tema “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”. Serão encaminhados para o âmbito estadual e nacional as diretrizes para divulgar o SUS à sociedade civil, para contribuir na promoção do conhecimento deste sistema, mais especificamente sobre o seu conceito, finalidade, princípio, origem, importância da participação social, por meio das redes sociais, informativos e outros.

Também a necessidade da realização de campanhas que buscam conscientizar as pessoas para que não faltem às consultas e exames do SUS e a importância de comunicar, com antecedência, para que outro cidadão possa ser atendido. O objetivo é ter o diagnóstico dos motivos das ausências dos pacientes e conscientizar o usuário que quando há a falta sem comunicação, outra pessoa também não será atendida.

Em relação ao eixo III “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”, o encaminhamento será para a implementação do matriciamento do serviço municipal de fisioterapia e terapia ocupacional para todas as UBSs, podendo ser em duplas, aumentando o número de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais no Serviço Municipal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Além da implementação da Política Nacional de Cuidados Paliativos, integrada às Redes de Atenção à Saúde e como componente de cuidado na Atenção Primária à Saúde, através da PSF, com garantia de financiamento.

Por fim, no eixo IV “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”, as diretrizes são para incorporar ao quadro de servidores do serviço municipal de fisioterapia e terapia ocupacional outras categorias profissionais, como fonoaudiólogos, assistente social, psicólogo, nutricionista, enfermeiro, dentista, neurologista, fisiatra, médico da dor, educador físico, etc. Também, formar convênios com as instituições de ensino superior regionais para implantação de estágio supervisionado e residência no serviço, garantindo espaço para formação e atualização permanente dos profissionais (supervisão clínica e institucional, cursos de atualização e congressos).

Local: Valinhos