16 MAR 2023
GABINETE DA PREFEITA
Valinhos está entre as 5 cidades do interior em qualidade de vida

No ranking baseado no Índice de Desenvolvimento Humano, Valinhos é a única cidade da Região Metropolitana de Campinas que aparece no topo

Valinhos, conhecida nacionalmente como a Capital do Figo Roxo, também é reconhecida pela qualidade de vida. Os números confirmam. Entre todos os municípios brasileiros, é a 12ª cidade com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) medido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD da ONU (Organização das Nações Unidas). Agora, aparece também em posição de destaque em um novo ranking, o das cinco melhores cidades do interior em qualidade de vida.

No ranking baseado no IDH, e classificado pela Casa Vogue, uma das principais publicações nacionais, da editora Globo, Valinhos está classificada como a quinta colocada, sendo a única cidade da Região Metropolitana de Campinas (RMC) que aparece no topo. A reportagem na íntegra pode ser conferida pelo link: https://casavogue.globo.com/arquitetura/cidades/noticia/2023/03/melhores-cidades-do-interior-de-sao-paulo-para-morar.ghtml.

No ranking estão nas quatro primeiras posições, respectivamente, as seguintes cidades: Guaratinguetá (1ª), São Caetano do Sul (2ª), Águas de São Pedro (3ª) e Santos (4ª), e Valinhos (5ª), localizada a 89 Km de São Paulo. ‘O morador tem nas proximidades propriedades rurais e vinícolas à disposição para visitação, onde é possível provar doces, frutas e bebidas. Que tal fazer parte dos cerca de 120 mil habitantes da cidade?”, destaca a reportagem da Casa Vogue.
A prefeita Capitã Lucimara Godoy diz que é com honra que a cidade tem se destacado com frequência nos mais diversos índices e apontamentos positivos de organizações governamentais, além de publicações de revistas especializadas, como a agora a Casa Vogue.

“É um mérito para a cidade. Esse reconhecimento nos impulsiona a continuar trabalhando incansavelmente pelo desenvolvimento contínuo e para avançar ainda mais em melhorias e serviços públicos a toda a população valinhense. É uma posição que nos enche de orgulho e é com essa visão que estamos trabalhando para manter o município com infraestruturas adequadas nas mais variadas áreas. Na saúde, estamos zerando as filas de demandas de exames e procedimentos cirúrgicos, na segurança investimos em novos equipamentos de monitoramento por câmeras e no patrulhamento, na educação implantamos novos projetos pedagógicos e seguimos para zerar também a fila de espera por vagas em creche e, no trânsito, estamos atuando para tornar mais segura a vida dos pedestres e motoristas com obras de pavimentação das vias e sinalização”, exemplifica, ao destacar medidas que contribuem diretamente para a qualidade de vida da população, assim como o atendimento prestado aos idosos no município com ações específicas para essa faixa etária, os investimentos no esporte, lazer e cultura e ainda ações para fomentar a produção rural e as medidas para geração de emprego e renda.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos