28 MAR 2023
DESENVOLVIMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE
Valinhos busca apoio do governo estadual para área habitacional

Demandas dos moradores do Pinheirinho e Biquinha foram tratadas em encontro com representante do Estado

A Prefeitura de Valinhos tem atuado em várias frentes para avançar nas políticas públicas habitacionais e nesta terça-feira (27) recebeu a visita de um representante do governo estadual que veio à cidade conhecer de perto as demandas, especialmente de moradores que vivem em áreas consideradas de risco. José Police Neto, subsecretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, se reuniu na Prefeitura com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.

Durante o encontro, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Rafael Bassi, e a diretora de Habitação, Bruna Pimentel Cilento, traçaram um raio-x das demandas e explicaram sobre as urgências e ações que a Prefeitura têm dentro do seu Plano Municipal de Habitação.

O subsecretário do Estado tomou conhecimento da situação das famílias que vivem na área da Biquinha, um núcleo urbano informal que integra o Programa Cidade Legal de regularização fundiária, localizado às margens da Estrada do Jequitibá, e também da área conhecida como Pinheirinho. Esta última, em razão do recorde de chuvas em janeiro e fevereiro, exigiu medidas emergenciais por parte da Prefeitura neste ano. Além de serem levadas para um hotel no período da mais crítico de chuvas, todas as famílias também foram convidadas a participar de um cadastramento voltado a um programa de auxilio de aluguel social a fim de deixarem as moradias localizadas na área de risco, que fica às margens do Ribeirão Pinheiros e rente a linha férrea. O local fará parte do projeto do Trem Intercidades, o TIC, com a passagem de um trem expresso que ligará a cidade de São Paulo a Campinas, com parada em Jundiaí.

“É importante que o Governo Estadual esteja mais aberto ao diálogo, dando a oportunidade de nos relacionarmos com mais proximidade e passando as demandas do nosso município na esperança de sermos atendidos. Também estamos buscando parcerias com o Governo Federal para encontrarmos uma solução para a demanda, bem como prospectando subsídios para atendimento do déficit habitacional”, disse o secretário Rafael.

“Queremos também tratar com os municípios sobre a reorganização dos programas apresentados e evoluir nas ações, como o Cidade Legal, que é um dos programas que a gente veio discutir aqui, muito importante porque ele regulariza fundiariamente no papel. A mesma coisa é na oferta habitacional, pois buscamos interpretar os planos municipais e as demandas nessa área, especialmente de famílias que vivem em áreas de risco. A determinação do Governador, para evitarmos tragédias como o episódio que deixou 65 mortos em São Sebastião, é que tenhamos um programa robusto com um detalhamento completo e investigação de todas as áreas de riscos no Estado”, falou o representante do Governo Estadual.

Ele explica que a visita a Valinhos também foi motivada para trazer a nova orientação do Governo, que espera zerar o mapa de risco e estar atento às demandas de cada cidade, além de promover ‘um programa habitacional poderoso capaz de reduzir o grau de desigualdade daqueles que não têm condições de ter um teto digno para moradia’, disse.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos