31 MAR 2023
FUNDO SOCIAL
GABINETE DA PREFEITA
72ª Festa do Figo e 27ª Expogoiaba tem saldo positivo de R$ 1,467 milhão
Em novo formato, evento resgatou tradições, beneficiou entidades e fomentou setores agrícola, de lazer e turismo

A 72ª Festa do Figo e 27ª Expogoiba realizada pela Prefeitura de Valinhos entre os dias 13 e 29 de janeiro de 2023 teve saldo positivo de R$ 1,467 milhão. O valor foi divulgado nesta sexta-feira (31) pela Comissão Organizadora. Além do resgate histórico e cultural, a volta do evento depois de dois anos de suspensão devido à pandemia da Covid-19 também trouxe visibilidade à cidade sob diversos aspectos.

Mesmo com as fortes chuvas que antecederam a safra do figo roxo, o Sindicato Rural e a Associação Agrícola de Valinhos e Região confirmaram a previsão de vendas de 140 toneladas dessa e de outras frutas cultivadas na cidade e comercializadas durante o período da festividade.

Entidades como a Associação Cultural e Artística de Valinhos (Acav), Associação das Entidades de Assistência de Utilidade Comunitária de Valinhos (Asserutil) e Clube de Mães, além do Fundo Social de Solidariedade e Paróquia São Cristóvão, também foram beneficiadas, assim como o turismo, direta e indiretamente. Além dos passeios, do city tour e do trenzinho, a presença de turistas até mesmo de outros estados fomentou a rede hoteleira, o comércio e o setor de serviços de Valinhos. Durante os três finais de semana de evento, 256 mil pessoas passaram pelo recinto no Parque Monsenhor Bruno Nardini.

Além dos grandes shows, a população valinhense e os visitantes puderam contar ainda com apresentações no Palco das Frutas, no Palco do Restaurante e na Tenda do Rock, onde os artistas regionais se apresentaram, fomentando a cultura local e ampliando o repertório oferecido.

“A festa voltou com recordes de público e de vendas, cumprindo o seu papel de manter a tradição, fomentar a nossa economia em vários aspectos, oferecer lazer e cultura e beneficiar as entidades. Divulgamos amplamente a nossa cidade, os atrativos turísticos, valorizamos a produção local e consequentemente toda a cadeia que ela movimenta, estendendo os resultados para além dos dias de evento”, comemora a prefeita Capitã Lucimara Godoy. Ela destacou ainda a segurança, com índice zero de criminalidade.

Ricardo do Vale, secretário de Cultura e presidente da Comissão Organizadora, explica que o novo formato da festa surtiu o resultado esperado. “A Prefeitura fez uma licitação e contratou a empresa responsável pela organização dos chamados grandes shows. Com o dinheiro pago pela empresa vencedora à Prefeitura, foi possível custear os shows dos artistas locais e regionais, fomentando e valorizando nossa cultura. Dessa forma, tivemos um saldo positivo para a cidade, que ganhou ainda mais notoriedade no cenário nacional pela festa, sem deixar de lado suas tradições e seu dever de fomentar o setor agrícola, fundamental para a nossa economia”, finaliza.