28 ABR 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Com uso das imagens de monitoramento, GCM de Valinhos apreende adolescente que vandalizou escola
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Valinhos acaba de apreender o adolescente de 15 anos que depredou uma sala da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Heloísa de Carvalho Crissiuma, no Jardim São Marcos. Ele estava próximo a escola com a mesma roupa que aparece nas imagens das câmeras de monitoramento. Também portava o material utilizado no ato de vandalismo. Antes do início das aulas nesta sexta-feira (28), funcionários se deparam com materiais jogados no chão e paredes pichadas.

A Prefeitura de Valinhos reitera o compromisso estabelecido no início do mês por meio do Plano de Segurança nas Escolas. Entre as medidas em vigor estão a criação do Patrulheiro Amigo da Escola (PAE) - Grupamento de Ronda Escolar da Guarda Civil Municipal (GCM), colocação de alarmes, sensores de presença e câmeras integradas ao Centro de Operações e Inteligência (COI), além do botão de segurança e a presença de vigias nas unidades de ensino.

O sistema de monitoramento através de câmeras de segurança em locais públicos da cidade, chamada de ‘muralha digital’, começou a ser implantado em 2022 e o Centro de Operações e Inteligência foi inaugurado em janeiro deste ano.
Local: Valinhos