31 MAI 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Prefeitura inaugura Sala Lilás para mulheres em situação de violência
Novo espaço oferece acolhimento humanizado, privacidade às vítimas e brinquedoteca para os seus filhos

O Projeto Guardiã Maria da Penha, instituído em Valinhos há um ano pela prefeita Capitã Lucimara Godoy, avançou mais uma etapa. Nesta quarta-feira (31), a Sala Lilás foi inaugurada na sede da Guarda Civil Municipal (GCM). O espaço foi estruturado para o atendimento humanizado às mulheres em situação de violência e conta com área lúdica para crianças.

A prefeita destacou a importância do atendimento digno às vítimas desde o momento da decisão da denúncia até o encaminhamento para os serviços públicos disponíveis. “O novo espaço oferece acolhimento humanizado, privacidade às mulheres e brinquedoteca para os seus filhos”, pontua.

A partir da denúncia da violência, a vítima agora será levada pela viatura da Patrulha Maria da Penha, ou de outra corporação, à Sala Lilás, que tem como principal característica o acolhimento exclusivo, evitando constrangimentos. Enquanto a equipe presta os primeiros atendimentos à mulher, seus filhos poderão ficar na brinquedoteca com segurança.

Para o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Argeu Alencar da Silva, a inauguração do espaço reflete o cuidado da atual gestão com as mulheres. “Temos um trabalho de extrema relevância em prol da segurança das mulheres através de diversos serviços prestados”, afirmou o secretário.

“Depois de passar pela Sala Lilás, a vítima é acompanhada até a Delegacia da Defesa da Mulher, de onde também poderá ser solicitada pela autoridade policial a medida protetiva à Justiça”, explicou subinspetora Rose Santos.

O início do funcionamento da Sala Lilás marca um ano do Projeto Guardiã Maria da Penha, período em que foram realizados 650 atendimentos e 53 mulheres com medidas protetivas determinadas pela Justiça foram assistidas.

Também foi realizada nesta quarta-feira a formatura de 18 participantes da 5ª turma do Curso de Noções Básicas de Defesa Pessoal. “O curso tem duração de oito semanas, com atividade sempre às quartas-feiras”, detalhou a subinspetora. O curso possibilita mulheres aprenderem técnicas de evasão de situações de risco iminente de violência, ensinando como escapar de esganaduras, empurrões e agressões, além de difundir a cultura de respeito mútuo entre as pessoas.

O evento contou com a presença das guardas bandeiras e uma mensagem do pastor Luciano Xavier. Estiveram presentes ainda a comandante da GCM, Sandra Magalhães, os vereadores Thiago Samasso, vice-presidente da Câmara, Simone Bellini, Marcelo Yoshida, Alexandre Japa e Gabriel Bueno, além de membros dos Conselhos Municipais de Assistência Social e da Mulher, do Conselho Tutelar, da OAB-Valinhos, de entidades assistenciais, além da GCM de Campinas e Catanduva e representantes de Vinhedo.