14 JUN 2023
Valinhos anuncia reforço nas medidas de prevenção contra febre maculosa

Cidade não teve casos confirmados da doença neste ano, mas Prefeitura intensificará as ações preventivas

A prefeita Capitã Lucimara Godoy anunciou nesta quarta-feira (14) um conjunto de ações que reforçarão a prevenção contra a febre maculosa em Valinhos.

Uma das principais medidas é a capacitação dos médicos da rede básica de saúde e das Unidades de Atendimento a Urgência para que se atentem aos casos suspeitos da doença, pois Valinhos está em uma área de transmissão. O treinamento será nos dias 21 e 29 na Secretaria Municipal de Saúde.

Também serão recolocadas placas de alerta sobre a presença de carrapatos em áreas verdes e será feito um novo mapeamento das áreas de risco, considerando locais onde já foram registrados casos positivos anteriormente.

Outra novidade é que os agentes de Combate às Endemias farão o trabalho de orientação e entrega de folder com explicações também sobre a febre maculosa durante as ações de campo, diretamente na casa dos valinhenses.

No próximo mês, um estande com orientações sobre a prevenção também será montado no recinto da 1ª Festa Julina de Valinhos, que será realizada no Parque Monsenhor Bruno Nardini (Pq. da Festa do Figo).

Sintomas e tratamento

A febre maculosa é transmitida pela picada do carrapato estrela e causada por bactéria do gênero Rickettsia. Entre os principais sintomas estão febre alta, dor na cabeça e no corpo, falta de apetite e desânimo. É comum também o surgimento de manchas avermelhadas.

Em casos mais graves, o paciente apresenta náuseas e vômitos, diarreia e dor abdominal, dor muscular constante, inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés, gangrena nos dedos e orelhas e até mesmo paralisia.

A Secretaria da Saúde orienta que, caso o munícipe constate o aparecimento desses sintomas, procure imediatamente o serviço de urgência e emergência para que seja iniciado o tratamento com os remédios indicados para a doença. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) de Valinhos fica na Av. Gessy Lever, 550, no bairro Lenheiro.

Local: Valinhos