Número baixou de 952 registros entre janeiro a junho de 2022 para 174 no mesmo período em 2023
Valinhos reduziu 82% dos casos de dengue no primeiro semestre de 2023. Foram 174 casos entre janeiro e junho deste ano, ante 952 registrados no mesmo período em 2022. Apesar da queda, a Prefeitura manterá as ações de prevenção intensificadas, com ‘Busca Ativa’ de casos suspeitos nas residências durante o dia, à noite e também aos sábados.
“Os números mostram que as ações preventivas realizadas pela Prefeitura somadas ao comprometimento da população para coibir criadouros do mosquito transmissor estão sendo eficazes no combate à dengue. Continuaremos trabalhando e contando com a colaboração de todos nessa luta”, afirmou o secretário da Saúde, João Gabriel Vieira.
A ‘Busca Ativa’ acontece quando um caso de dengue é confirmado em determinada região e os agentes realizam uma avaliação do local onde a pessoa mora. A equipe monitora a disseminação nas redondezas, em um raio de 500 metros, com visita em todos os imóveis. Se outro morador apresentar sintomas, é encaminhado para o exame de sorologia, além de receber as orientações. Durante as visitas também é realizado o ‘Bloqueio e Controle de Criadouros’, que consiste na eliminação de materiais com água parada junto com o morador, para que ele entenda na prática a importância da prevenção.
O serviço é realizado durante o dia de segunda a sexta-feira. As casas em que os agentes não são recebidos são registradas como ‘pendência’, para que eles voltem no período noturno, sempre às terças e quintas-feiras, e também aos sábados pela manhã, duas vezes por mês.
Além das visitas, a Prefeitura promove a conscientização sobre a importância da prevenção levando estandes informativos a vários pontos da cidade, escolas e empresas, distribuindo folders com informações sobre as doenças graves transmitidas pelo Aedes aegypti, que além da dengue, causa também febre amarela, chikungunya e zika vírus.
O balanço atualizado nesta segunda-feira (3) mostra que dos 174 casos positivos de dengue registrados nos seis meses deste ano, 134 são autóctones e 40 são importados. Foram descartadas também 2.628 suspeitas.
Formas de prevenção contra a dengue
• Evitar o uso de pratos em vasos de flores e plantas;
• Guardar garrafas com a boca virada para baixo;
• Limpar sempre as calhas dos canos;
• Não jogar lixo em terrenos baldios;
• Colocar o lixo sempre em sacos fechados;
• Manter baldes, caixas d´água e piscinas sempre tampados;
• Deixar pneus ao abrigo da chuva e da água;
• Eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerantes, cascas de coco em sacos que possam ser lacrados;
• Furar latas de alumínio antes de ser descartadas para não acumular água;
• Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;
• Receber bem o Agente que, além da vistoria realizada, orienta o morador a como evitar o problema em sua residência.