18 JUL 2023
DESENVOLVIMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE
GABINETE DA PREFEITA
TECNOLOGIA E QUALIDADE
Engenheiros e arquitetos conhecem sistema 100% digital de envio de projetos à Prefeitura
Tramitação online entrou em vigor nesta terça-feira (18) em Valinhos e vale também para todos os tipos protocolos feitos pelos munícipes

Valinhos entrou nesta terça-feira (18) em uma nova era de atendimento ao público no Paço Municipal. Agora, com o programa Valinhos 360, todos os protocolos são feitos à distância, de onde o munícipe estiver, pelo site www.valinhos.sp.gov.br
A nova ferramenta foi lançada ontem pela prefeita Capitã Lucimara Godoy, juntamente com os secretários de Governo, Crislânio Lopes; de Tecnlogia e Qualidade, Fábio Medeiros; e dos vereadores Thiago Samasso, vice-presidente da Câmara Municipal; Gabriel Bueno; e Henrique Conti.

Ao término da solenidade, mais de 50 profissionais de arquitetura e engenharia conheceram o funcionamento da plataforma. Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rafael Bassi, o trâmite de um pedido de aprovação de planta, por exemplo, já chegou a demorar seis meses para ser analisado e concluído. “Agora, além do protocolo online, o profissional poderá resolver as pendências pela plataforma e acompanhar em tempo real o andamento, tornando o procedimento muito mais célere e produtivo”, compara.

MODERNIZAÇÃO

Na cerimônia, a prefeita enfatizou todo o processo de modernização que conduziu desde o primeiro dia da sua administração, quando não havia sequer computadores suficientes para os servidores trabalharem. “Encaramos mais esse problema estrutural. Equipamos o atendimento com computadores, levamos lousas digitais para as escolas, criamos uma muralha digital de câmeras e sistemas de segurança, lançamos o iCidadão e agora chegamos ao Valinhos 360. É o fim do papel e da burocracia, e o início de uma nova era de eficiência, transparência e produtividade”, destacou capitã Lucimara.

O secretário de Tecnologia chamou a nova ferramenta de revolução no serviço público e foi além. “Vocês não têm noção do que está por vir”, afirmou, ao se referir as novas etapas de modernização.

Já o secretário de Governo mencionou a importância da plataforma digital na rotina de trabalho dos servidores e lembrou que o Valinhos 360 é sinônimo de eficiência no serviço público. “O trâmite de tudo dentro da Prefeitura será muito mais ágil, o que resultará numa resposta também muito mais rápida ao munícipe, pois a ferramenta traz indicadores, com tempo de resposta e solução. A transparência é outro diferencial. No sistema digital, tudo fica registrado. Não some papel, não tem rasura. Os cidadãos poderão acompanhar tudo”, finalizou Lopes.