Homens também participaram da ação, que teve também feira de empreendedorismo feminino
A manhã do domingo (6) em Valinhos foi marcada pela união de 600 pessoas que participaram da 2ª Caminhada Pelo Fim Da Violência Contra a Mulher promovida pela Prefeitura, em comemoração dos 17 anos da Lei Maria da Penha.
Vestidos com a camiseta personalizada do evento, que este ano teve recorde de inscritos, os participantes percorreram 1,5 quilômetro ao redor do Centro do Lazer e Trabalhador (CLT) ‘Ayrton Senna da Silva’. O espaço recebeu a 1ª Feira da Mulher Empreendedora e outras atrações, entre elas aula de Zumba, sorteios de brindes e animação dos Guardiões da Alegria.
“Famílias inteiras e amigos estavam presentes na atividade ligada ao Agosto Lilás, campanha de enfrentamento e conscientização à violência doméstica e familiar contra a mulher”, observa a responsável pela Coordenadoria Especial de Políticas para Mulheres (CEPM), Marilene Santos.
Com iniciativa das Secretarias de Segurança Pública e Cidadania, Assistência Social, de Esportes e Lazer e de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, além do Clube de Mães, a 2º Caminhada bateu recorde de público com 100 pessoas a mais em relação ao primeiro evento em 2022. “Além da caminhada que foi um sucesso, tivemos 30 expositores de produtos diversos desde verduras, frutas, produtos artesanais, degustação de suplementos a massagens terapêuticas na feira de empreendedorismo”, destacou a subinspetora da GCM e coordenadora da Guardiã Maria da Penha, Rose Santos.
Entre os homens, Douglas Souza David, de 43 anos, acompanhou a esposa Mariele Florindo, elogiou o evento e já pensa em participar da 3º edição em 2024. “Acho muito importante a Lei Maria da Penha, que há 17 anos vigora no Brasil, e estamos aqui para fortalecer esse movimento e lutar pelo fim da violência contra a mulher que ainda é grande em nosso país”, disse.
Quem já enfrentou de perto a violência doméstica agora faz questão de participar da caminhada para incentivar outras mulheres a vencerem o medo. “No passado vivi muito a violência psicológica de um ex-companheiro, por 22 anos. Procurei ajuda, dei um basta e me reergui. Me casei de novo e sou hoje muito feliz. Dizem que somos um sexo frágil, mas não. Somos mais fortes do que acreditamos“, contou Ana Lúcia Pacheco
Entre os participantes, compareceram na atividade representando a prefeita Capitã Lucimara o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Argeu Alendar da Silva, e a secretária de Assistência Social, Flávia Cristina Montagnero. Também estavam a primeira mulher comandante da GCM, Sandra Magalhães; Marilene Santos que é a responsável pela Coordenadoria Especial de Políticas para Mulheres (CEPM); a presidente da Comissão das Mulheres Advogadas de Valinhos pela OAB e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Alexsandra Parra; e os vereadores Thiago Samasso e Luiz Mayr Neto.
“O governo da Capitã Lucimara reforça a cada dia seu compromisso em defesa das mulheres com um olhar sensível e diferenciado em prol da luta contra a situação de violência sofrida por tantas delas. Somente se estivermos unidas é que conseguiremos combater com eficácia todas as formas de violência enfrentada por tantas de nós”, destacou a secretária Flávia.
O secretário de Segurança enumerou as diversas ações colocadas em prática pela gestão. “Tivemos importantes avanços desde o início desta administração. Implantamos turmas gratuitas de Técnicas de Defesa Pessoal para Mulheres. Também, há um ano, houve a implantação do Projeto Guardiã Maria da Penha, já com 650 atendimentos e mais de 50 mulheres assistidas com medidas preventivas determinadas pela Justiça, além da inauguração na sede da GCM, no final de maio, do espaço denominado Sala Lilás com acolhimento humanizado, privacidade às vítimas, além de área lúdica para as crianças”, disse o secretário Argeu.
