Em funcionamento dentro da Prefeitura, usuário tem melhor localização e acolhimento
Os atendimentos diários do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) triplicaram após a mudança de endereço. Desde o dia 4 de setembro, o funcionamento deixou de ser no prédio na Avenida dos Esportes, próximo à Rodoviária, e passou para a Agência iCidadão, dentro da Prefeitura de Valinhos.
A Secretaria de Assistência Social, responsável pelo serviço, divulgou que o número passou em média de 9 para 30 atendimentos/dia, realizados por três atendentes e como demanda espontânea, ou seja, sem a necessidade de agendamento prévio para inserção nos programas sociais do governo federal. Entre eles, os mais procurados são o Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC) para idosos e PcD (Pessoa com Deficiência).
Segundo a secretária de Assistência Social, Flávia Montagnero, o aumento está relacionado ao fato dos atendimentos estarem sendo realizados dentro da Prefeitura, que já conta com outros serviços. “Além disso, o usuário tem na Central iCidadão melhor localização e acolhimento”, complementou, ao enfatizar que a mudança contempla a prioridade da prefeita Capitã Lucimara Godoy que é oferecer comodidade, facilidade e eficiência ao munícipe que busca o serviço público.
A secretária de Assistência Social destacou ainda que, com a mudança para a Central iCidadão e com a descentralização do CadÚnico, realizado também nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS’s) São Marcos e Figueiras, zerou a fila de espera pelo cartão.
É importante salientar que o Cartão Cidadão é emitido após trinta dias úteis da solicitação e deve ser retirado também na recepção do iCidadão ou nos CRAS.
Documentos
Para realizar o cadastro ou atualizar os dados do Cadúnico é necessário apresentar comprovante de residência (preferencialmente conta de luz), certidão civil (de nascimento ou casamento), RG, CPF, Carteira de Trabalho (se o documento for versão digital não é necessário apresentar) e Título de Eleitor.
Para os moradores menores de 18 anos, são os mesmos documentos, sendo facultativo a apresentação do Título de Eleitor. É imprescindível a apresentação de todos os documentos para garantir o cadastro.
O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h.