25 NOV 2023
DESENVOLVIMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE
GABINETE DA PREFEITA
Prefeita entrega certidão de posse da 1ª regularização fundiária para 103 famílias do Bairro Beira Rio
Ainda terão mais nove regularizações fundiárias de interesse social na cidade

A prefeita Capitã Lucimara Godoy entregou simbolicamente neste sábado (24) a certidão de posse dos terrenos da 1ª regularização fundiária para seis das 103 famílias residentes no loteamento do Bairro Beira Rio. Após espera de mais de 25 anos, os moradores têm a matrícula do terreno onde construíram suas casas. Na presença de representantes do governo estadual, também foi descerrada a placa do sistema de lazer local.

A regularização do Bairro Beira Rio era uma promessa de campanha feita pela prefeita Capitã Lucimara de Godoy à Associação dos Sem Tetos de Valinhos, que congrega os bairros Beira Rio, Vila Vitória e Novo Milênio. “Não é somente a entrega de um papel. Este título é como a certidão de nascimento de um filho, que dá direitos e dignidade”, discursou ela. Para ela, a regularização fundiária é um grande passo para corrigir problemas habitacionais históricos de Valinhos.

Entre os seis beneficiados pela regularização que recebeu simbolicamente a certidão está o morador da Rua 3, Valdir dos Santos Targa e a esposa, Ilda. “O dia de hoje está sendo muito legal. Pra nós faltava só a escritura do terreno, que é uma garantia que o imóvel é nosso”, comemorou Targa, que mora no local desde dezembro de 2.000. Junto com ele receberam Francisco Saraiva Nunes, Jorge Donizete Paes de Toledo, Morandir Souza Neto, Rosane Maria Ortiz Pereira e Cícera da Silva.

“O dia de hoje é gratificante para nós. É importante ter a documentação de sua casa, principalmente depois de um longo caminho”, afirmou a voluntária administrativa da Associação dos Sem Tetos, Jackeline Ferrari, esposa do vice-presidente da entidade, Maurinei, que estava presente na cerimônia. Segundo ela, o loteamento foi iniciado em 1998 pela associação.

Loteamentos
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rafael Bassi, também lembrou que a entrega da certidão de posse do terreno é mais que um documento. “Estamos entregando dignidade e justiça social. É a regularização do lar de cada um, onde se guarda nosso maior bem, que é a família”, comparou o secretário.

O assessor especial da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitacional do governo estadual, Renan da Mata, em companhia da diretora técnica da secretaria, Sarah Martins Pereira, foi o portador de mensagem do governador Tarcísio de Freitas. “Hoje vocês têm o documento de posse das suas terras”, reforçou ele. Já a secretária-executiva do Programa Cidade Legal do Estado de São Paulo, Candelária Maria Reyes Garcia, se colocou à disposição para colaborar futuramente com a cidade. “É uma honra estar aqui. Entregamos hoje o reconhecimento do trabalho da vida de vocês”, exaltou ela.

Ainda passarão por regularização fundiária os loteamentos nos bairros do São Bento do Recreio, Jardim Samaritano, Conjunto Habitacional Valinhos H (Jardim Universo III), Vila Vitória, Biquinha, Núcleo Capivari, Nova Palmares, Recanto das Águas e Chácara das Nações.

Estiveram presentes ao evento os secretários, os membros da Comissão Municipal de Regularização da Prefeitura de Valinhos e os moradores do local. Ao final do evento foi entregue a matrícula dos terrenos de cada um dos proprietários.
29/11/2023
1ª regularização fundiária - Beira Rio