30 JAN 2024
GABINETE DA PREFEITA
Festa do Figo: evento reúne 259 mil pessoas e supera expectativa de público
Jorge e Matheus se apresentou no Palco Principal na última sexta-feira (26)
Grandes shows, programação diversificada, qualidade e variedade de frutas e derivados foram as maiores atrações do evento
A 73ª Festa do Figo e 28ª Expogoiaba de Valinhos reuniu o total de 259 mil pessoas durante três semanas, entre 12 e 28 de janeiro, no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini. O número superou as expectativas da Comissão Organizadora e também da empresa organizadora do evento, a Produtora Estrela Som, que era de 250 mil pessoas.

Nas duas primeiras semanas a Festa registrou 83 e 86 mil pessoas, respectivamente. Já na terceira e última semana do evento passaram pelo recinto 90 mil pessoas, sendo 10 mil, na última quinta-feira (25); 32 mil, na sexta-feira (26); 25 mil, no sábado (27) e 23 mil, no domingo (28).

O presidente da Comissão Organizadora da Festa do Figo, Ricardo do Vale, comemorou o recorde de público, que superou os 230 mil visitantes, em 2023, e comentou: “O novo formato da maior e mais tradicional Festa de Valinhos e região, adotado desde o ano passado pela prefeita Capitã Lucimara de Godoy, definitivamente deu certo. Aproveito para agradecê-la pela confiança e, também, a todos os servidores, de todas as secretarias, que prontamente colaboraram e trabalharam na festividade, assim como da empresa Estrela Som, que nos ajudou a organizar o evento”.

SUCESSO

A grade de shows do Palco Principal teve nove grandes nomes do cenário musical nacional, sendo seis gratuitos. Além disso, o total de 101 atrações musicais regionais e locais, incluindo dez gospel, fizeram parte da programação diversificada de mais três espaços espalhados pelo Parque Municipal: Palco Frutas, Tenda do Rock e Restaurante Italiano.

Ricardo do Vale contou que a Comissão Organizadora recebeu vários elogios, principalmente em relação à organização, infraestrutura e layout da área dos shows, assim como sobre a segurança e, é claro, a qualidade e variedade das frutas.

“Conseguimos que os visitantes, assim que entrassem pelo portão principal, sentissem o clima festivo. A alegria e o aroma, que ficava no ar com de muita comida boa, acompanharam o público desde a entrada até a saída. Além disso, preparamos diversas atrações, que aconteceram simultaneamente no Parque Municipal e contagiaram os visitantes de todos os gostos e idades pelos quatro cantos”, destacou.

FRUTAS E DELÍCIAS

A exuberância, beleza e qualidade do figo e goiaba, assim como de frutas variadas, foi uma atração à parte da Festa. No Pavilhão de Exposição participaram dez produtores e o de Venda de Frutas contou com 34 estandes.

Responsáveis pelas maiores estrelas da Festa, os produtores rurais ficaram muito satisfeitos, segundo o presidente do Sindicato Rural e da Associação Agrícola de Valinhos, Pedro Pelegrini. “Afinal, a maioria vendeu tudo que conseguiu colher e elogiou o evento como um todo. O ótimo público registrado foi excelente para as vendas”, destacou.

As delícias derivadas das frutas também foram um sucesso entre o público. Entre eles os doces, cocadas e shakes de figo e goiaba, da barraca do Fundo Social de Solidariedade; e os sorvetes e picolés de figo e goiaba, do pavilhão da Associação do Clube de Mães.

Além disso, como tradicionalmente acontece, a barraca da Associação das Entidades de Assistência de Utilidade Comunitária de Valinhos (Asserutil), atraiu muitas pessoas, com os lanches de calabresa, pernil e a novidade, de mortadela. O mesmo ocorreu com o Restaurante Italiano, espaço que contou com a presença da Associação Italiana de Valinhos, em conjunto com Comissão Organizadora e a Paróquia São Cristóvão.
Fonte: Prefeitura de Valinhos
Autor: Departamento de Gestão em Jornalismo