06 FEV 2024
SEGURANÇA PÚBLICA
Valinhos tem a menor taxa de homicídio em dez anos
Com Sistema Olho Vivo, cidade também ficou bem abaixo da média estadual em 2023

Enquanto o Estado de São Paulo registrou 5,72 homicídios para cada 100 mil habitantes em 2023, em Valinhos o índice foi sete vezes menor: 0,79 a cada 100 mil habitantes. Foi a menor taxa nos últimos dez anos. A cidade também registrou queda de 75% no número de homicídios dolosos (quando há intenção de matar) em relação a 2022. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.

A prefeita capitã Lucimara Rossi de Godoy atribuiu o resultado às inovações na segurança pública de Valinhos. “O monitoramento Olho Vivo já conta com mais de mil câmeras, inclusive dentro das escolas municipais. Também aumentamos o efetivo da Guarda Civil Municipal em 30% e renovamos em 26% a frota de viaturas. Já somos a terceira cidade mais segura do Brasil”, lembrou.

A atual administração também criou a Patrulha Maria da Penha e o Centro de Operações e Inteligência (COI), de onde as imagens registradas pelas câmeras espalhadas pela cidade são monitoradas em tempo real. “As imagens e os dados das placas dos veículos são cruzados com as informações dos sistemas mais avançados que existem em segurança pública”, completa o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Argeu Alencar da Silva.

Em um ano de funcionamento do COI, 18 pessoas foram presas - nove procuradas pela Justiça e nove que praticavam crimes na cidade, inclusive o autor do único homicídio registrado em 2023. Também ajudou na identificação de 325 veículos implicados em situações judiciais.

INTEGRAÇÃO

O sistema implantado pela Prefeitura de Valinhos permite a integração efetiva e em tempo real de todas as corporações policiais: Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil, compartilhando dados com outras 34 cidades que utilizam o conceito digital de segurança pública.

Fonte: Prefeitura de Valinhos
Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo