07 FEV 2024
SEGURANÇA PÚBLICA
Olho Vivo: suspeito de roubo em Valinhos é localizado e preso com ajuda do sistema de monitoramento
Veículo utilizado nos crimes foi identificado com a ajuda da muralha digital da Prefeitura de Valinhos; ladrão foi preso em flagrante em Santo Antônio de Posse

O programa ‘Olho Vivo’, da Prefeitura de Valinhos, ajudou na noite desta terça-feira (6) na identificação e na localização de suspeito por roubo em um açougue no Jardim Pinheiros. Após denúncia, o Centro de Operações e Inteligência (COI) – da Guarda Civil Municipal – acionou a central de monitoramento e conseguiu localizar o suspeito pelo delito, que foi monitorado e depois preso em Santo Antônio de Posse.

Após o roubo em Valinhos, a equipe do COI identificou a placa do veículo, compartilhando a informação com as forças de segurança das cidades vizinhas. O suspeito foi monitorado e preso em flagrante em Santo Antônio de Posse. O indivíduo foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Jaguariúna.

“A ocorrência do roubo no açougue foi informada ao COI duas horas depois do ocorrido. Mesmo com a denúncia tardia por parte do proprietário, nossas equipes se mobilizaram imediatamente para mapear o trajeto feito e localizar o criminoso. Obtivemos êxito mais uma vez com a ajuda do nosso sistema de segurança e isso é um ganho para toda região”, destacou o secretário de Segurança Pública de Valinhos, Argeu de Alencar.

O sistema COI promove a integração efetiva e em tempo real de todas as corporações policiais: Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil, utilizando alta tecnologia e inteligência artificial como ferramentas auxiliares.

O COI ainda permite a integração de informações com 34 cidades do Estado de São Paulo que também utilizam o mesmo conceito digital de segurança pública, que facilita ações conjuntas em casos como esse. É parte integrante do programa ‘Olho Vivo’, que tem 1.021 câmeras instaladas no município. Juntas formam uma espécie de ‘muralha digital’, com monitoramento 24h de toda a cidade.

Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos