22 MAR 2024
DAEV
DESENVOLVIMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE
No Dia Mundial da Água, mais de 100 alunos da rede municipal participam de plantio de mudas
Estudantes aprenderam sobre a importância das árvores na recuperação de lençóis freáticos e do uso consciente da água
Nesta sexta-feira, 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água. Para celebrar esta data tão importante, mais de 100 alunos do 4º ano da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Profª Alice Sulli Nonato participaram de um plantio coletivo de mudas, com o objetivo de aprenderem sobre a importância das árvores na recuperação de lençóis freáticos.

As crianças saíram em caminhada até a Área de Preservação Ambiental (APA) no Residencial Beira Rio, onde as mudas foram plantadas. A ação foi promovida pelo Núcleo de Educação Ambiental, formado pelo Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) e pelas secretarias de Educação, de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e de Serviços Públicos, da Prefeitura.

O aluno Pietro Henrique Gomes da Silva, de 9 anos, contou o que aprendeu na atividade. “Eu aprendi que temos que conservar a natureza, a água e que não podemos jogar lixo na rua para não ir para o esgoto, pois demora muito para tratar a água”, afirmou.

Os estudantes foram conscientizados sobre o uso racional da água e as formas de poupá-la no dia a dia, como no momento de regar as plantas, tomar banho e escovar os dentes, por exemplo.

“A água faz muito bem para a nossa saúde, para as plantas e para o bem de todo mundo. As árvores também ajudam a gente, purificam o ar, ajudam na preservação do meio ambiente e são muito bonitas”, disse Marina Vitória Santos Silva, de 9 anos.

Os alunos receberam copos personalizados do DAEV de brinde. A ação foi escoltada pelo Grupamento de Ronda Escolar da Guarda Civil Municipal (GCM), o Patrulheiro Amigo da Escola (PAE), e também pela Secretaria de Mobilidade Urbana.

Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos