26 MAR 2024
5 dicas de como participar do Censo da Pessoa com Deficiência de Valinhos
Mapeamento é para formulação de novas políticas públicas e formulário está disponível no site da Prefeitura
Com o objetivo de estruturar e implementar políticas públicas que atendam às reais necessidades das pessoas com deficiência da cidade, a Prefeitura de Valinhos segue com o Censo PCD. O formulário é disponibilizado on-line e permitirá à Municipalidade quantificar e mapear melhor esta população.

O questionário pode ser respondido tanto pela pessoa com deficiência quanto por seu responsável legal. Para realizá-lo é muito simples:

1) Acesse o site da Prefeitura de Valinhos (www.valinhos.sp.gov.br).
2) Na página inicial, na área de 'Serviços mais acessados' (logo abaixo das notícias), clique em 'Censo da Pessoa com Deficiência'.
3) Na página do Censo PCD, leia com atenção as orientações e selecione 'Sim' no campo 'Você aceita responder o formulário'.
4) Depois, é só responder as perguntas do formulário.
5) Respondidas todas as perguntas, clique em 'Não sou um robô' e clique em 'Enviar'.

O mapeamento é realizado em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência. É destinado a moradores que tenham impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, a qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) também podem participar do levantamento.

Caso o munícipe ou seu responsável legal encontre alguma dificuldade para preencher o formulário on-line, a Casa dos Conselhos fica à disposição para ajudar, atendendo no número (19) 3859-9191, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Fonte: Prefeitura de Valinhos
Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo