A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, inaugurou neste sábado (15) a nova sede do Centro de Referência do Autismo de Valinhos (CAV). O serviço implantado em setembro do ano passado foi transferido da Vila Clayton para a Rua José Milani, nº 200, no Centro. Com a mudança, o número de pacientes vai dobrar, passando de 60 para 120.
Junto com a prefeita Lucimara Godoy, os vereadores Alexandre Japa, Alécio Cau e Cesar Rocha participaram da cerimônia de entrega da nova sede. O pioneirismo de Valinhos foi destacado pelas autoridades, que classificam o atendimento da rede municipal como referência para o Estado de São Paulo. “Estou muito feliz por isso que estou vendo hoje numa cidade do porte de Valinhos. Quando não se investe na primeira infância de um autista, o direito que ele tem de crescer com mais autonomia é roubado”, declarou a deputada estadual Andrea Werner, presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas Com Deficiência e mãe atípica.
“Ficamos honrados com esse reconhecimento e emocionados por saber que esse serviço público implantado pela Prefeitura de Valinhos é parâmetro e já surte efeitos positivos na vida dos pacientes e dos familiares, ajudando as crianças com autismo a se desenvolverem, oferecendo tratamentos especializados, além de amor e do respeito que merecem”, declarou a prefeita.
Avó de José Bento de 5 anos, Luzia Aparecida já notou a diferença no desenvolvimento do neto que frequenta o CAV. Além da socialização, ela destaca a capacidade de fala da criança. “É um serviço público excelente, ele evoluiu muito. A equipe é ótima”, elogia.
ESTRUTURA
Segundo a Secretaria da Saúde, o investimento nos atendimentos prestados às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) passará de R$ 110 mil para R$ 220 mil mensais. A equipe será ampliada com mais três profissionais e contará agora 12 integrantes - dois psicólogos, um neuropsicólogo, três fonoaudiólogos, um fisioterapeuta, um psicopedagogo, dois terapeutas ocupacionais, um psiquiatra Infantil e um neuropediatra.
“O novo espaço conta ainda com dez salas, além de recepção, cozinha, sala das mães e reuniões”, completa o secretário João Gabriel Vieira