As escolas da rede municipal de Valinhos deram um passo significativo em direção ao fortalecimento da participação estudantil. Com o objetivo de fomentar o protagonismo e garantir a equidade, todas as unidades de ensino fundamental I e II da rede implementaram Grêmios Estudantis, envolvendo alunos, professores e gestores em um processo democrático e educativo.
De acordo com a Secretaria de Educação, o processo de implementação, coordenado pela professora Gleice Severo, responsável pelo projeto "Protagonismo e Equidade na Escola", teve início em janeiro deste ano, com a realização da primeira reunião de formação para gestores escolares. Esses encontros foram fundamentais para definir diretrizes e preparar o terreno para a criação dos Grêmios Estudantis, além de um cronograma unificado para o processo eleitoral que se estendeu de março a maio.
Esta iniciativa não apenas enriquece o ambiente escolar, mas também aprimora a cidadania dos estudantes, formando-os para serem cidadãos mais conscientes e engajados na sociedade. “Nas unidades que aderiram ao projeto "Protagonismo e Equidade na Escola", os professores mediadores desempenharam um papel crucial ao orientar e apoiar os estudantes. Para as escolas que não participam diretamente do projeto, os gestores assumiram a responsabilidade de conduzir o processo, garantindo que todas as etapas fossem respeitadas e que a autonomia dos alunos fosse preservada”, destaca a professora Gleice.
“Cada escola recebeu orientações detalhadas sobre como realizar as eleições para o Grêmio Estudantil, assegurando que o processo fosse transparente e inclusivo. As unidades tiveram a liberdade de escolher entre o uso de cédulas ou urnas eletrônicas, adaptando o sistema de votação à realidade de cada instituição. Este aspecto do processo eleitoral destacou-se pela flexibilidade e pelo respeito às particularidades de cada localidade”, explica.
O processo de implementação do Grêmio Estudantil na EMEB Edina Aparecida Bampa da Fonseca foi descrito como interessante e engajador pelo mediador Guilherme Pietrobon. “A campanha eleitoral foi bem organizada e a comissão eleitoral desempenhou um papel exemplar na condução do processo. Agora, com a diretoria eleita, os alunos estão ativamente envolvidos em reuniões e na busca por resolver as demandas escolares”, disse.
Na EMEB Carlos de Carvalho Vieira Braga, a mediadora Ana Carolina Modenez relatou um começo hesitante, mas logo os alunos se entusiasmaram com a ideia do Grêmio Estudantil. Após a formação dos representantes de classe e a apresentação do conceito do Grêmio, quatro chapas se inscreveram para a eleição. “A campanha foi vibrante e envolveu toda a escola. O dia da eleição foi marcado por grande emoção e participação. A chapa vencedora, já em atividade, implementou melhorias como placas de acessibilidade em libras e a criação de uma mesa de pingue-pongue exclusiva para meninas”, contou a mediadora.