Na abertura da palestra Compreendendo o Comportamento Suicida, ministrada pelo especialista, o coronel da Polícia Militar Hugo Araujo Santos, a prefeita Lucimara Godoy resumiu a necessidade da explanação do conteúdo. “É um tema sensível, mas é uma realidade”, afirmou, diante do auditório da Câmara lotado de servidores públicos municipais das Secretarias de Assistência Social, da Educação, da Saúde e de Segurança Pública e Cidadania da Prefeitura de Valinhos nesta quarta-feira (26).
A ideia é que os profissionais se tornem multiplicadores em suas unidades de atendimento, amparados em conhecimentos e sem mitos sobre o assunto. “Valinhos quer combater este mal com ações, com um profissional que mostra soluções. É preciso tirar o tabu que cerca o tema. Espero que estejam preparados, porque um dia alguém pode precisar deste conhecimento”, garantiu ela.
Apesar do assunto considerado desafiador, o palestrante tornou o tema rico com suas experiências, informações, com estatísticas do Brasil e do mundo e indicou algumas leituras para o pós-evento. Também desmistificou crenças, conduzindo ao reconhecimento do comportamento suicida. “Antigamente se acreditava que o importante em situações desta natureza era saber se comunicar, mas o mais importante é saber ouvir o outro e entender”.
Mídia, internet e suicídio
A tecnologia também tem impactos na vida cotidiana, principalmente as redes sociais, que foram chamadas pelo especialista de “ilha da fantasia”. Segundo ele, as redes sociais apresentam uma realidade distorcida, em que todos estão sempre bem dos pontos de vista material, emocional e pessoal.
O coronel relacionou este bem-estar digital fictício com o aumento da ansiedade, lembrando que as estatísticas mostram que a síndrome está em crescimento entre os brasileiros, com cerca de 28% deles sofrendo de ansiedade. Além das redes sociais, ele apontou ainda o mau uso da tecnologia por meio dos jogos que induzem à autodestruição, como o Baleia Azul.
Estiveram presentes no evento os secretários de Segurança Pública e Cidadania, Argeu Alencar da Silva, da Assistência Social, Tathiane Boldarini de Camargo, da Educação, Alceu Petenuci, e a comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Sandra Magalhães, além de diretores, coordenadores e servidores públicos municipais.