A Secretaria da Cultura e Turismo de Valinhos promoveu na última quarta-feira (22) uma reunião com diversas escolas de samba e blocos carnavalescos para discutir a possibilidade de retomar o Carnaval na cidade. O encontro, conduzido pelo secretário de cultura Fabrício Bizarri, tratou de compreender a situação atual das agremiações e seus planejamentos.
Estiveram presentes na reunião somente os representantes das escolas e blocos que participaram do último desfile de Carnaval oficial de Valinhos, realizado em 2015. Foram eles: Cleverson Benini e Luciane Cunha, da escola Moinho Velho; Luiz Jesuíno, da escola Arco-Íris; Vânia Brandini e Paulo Monteiro, da escola Leão da Vila; Nágila Souza e Vanessa Bernardi, do Clube Atlético Valinhense; e Tiago dos Santos Junior do Country Club Valinhos.
Durante a reunião, algumas escolas de samba compartilharam os desafios enfrentados nos últimos anos, bem como a perda dos espaços de ensaio e a suspensão de atividades devido a falta de iniciativas. Outras anunciaram o retorno de suas atividades com novidades e o planejamento de uma programação exclusiva pré-carnaval.
A reunião, considerada promissora, demonstra o interesse da administração pública em resgatar a tradição carnavalesca de Valinhos. O secretário Fabrício Bizarri ressalta a relevância do festejo. “O Carnaval é mais do que uma celebração: é um motor de economia criativa que fortalece a cultura e o turismo local. Queremos, dentro das possibilidades, retomar essa tradição que já foi referência na região e atraiu turistas de todo o estado e Brasil”, declarou.
Ele também destaca a própria trajetória neste cenário. “Minha origem na área cultural foi no Carnaval de rua de Valinhos, em 1998, quando desfilei na bateria de uma escola de samba local. Desde então, participei como compositor, intérprete e gestor de escolas de samba, desenvolvendo um carinho especial por essa manifestação cultural tão importante para nossa cidade e nossa identidade”, afirmou.
As escolas de samba e os blocos carnavalescos se comprometeram a retomar o diálogo em uma nova reunião em 15 dias para avançar nas discussões sobre a viabilização do Carnaval Valinhense.