A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Educação, renovou na última semana o contrato de oferta de serviços de creche com o Instituto Esperança, unidade da Vila Santana. O novo contrato teve início de 1º de março e é válido por um ano. Pelo termo, fica autorizado o atendimento de até 80 crianças com o custeio da municipalidade.
O poder público e a gestão da entidade trabalharam em parceria nas últimas semanas para obter os documentos necessários à renovação do contrato: licença educacional, alvará de funcionamento, licença sanitária e laudo técnico de avaliação (LTA). “Essa renovação traz um alívio para educadores, pais e comunidade, visto que o serviço para as crianças continuará a ser oferecido e a entidade terá os recursos para a sua sustentabilidade”, destacou o secretário de Educação, André Amaral.
Ajustes na gestão educacional
Nesses primeiros 60 dias do ano letivo, a Secretaria de Educação tem promovido importantes ajustes na gestão da política educacional do município. Além de realizar a convocação de mais de 50 profissionais aprovados em concurso para reforçar a equipe da secretaria, a equipe gestora tem atuado fortemente na revisão de processos e na adequação de contratos. No início do ano, foi feito um grande esforço para garantir a oferta dos serviços das creches conveniadas. Havia o risco de mais de 950 crianças começarem o ano sem vaga.
Houve ainda avanços significativos da organização do trabalho na secretaria. Agora, em vez apenas uma diretoria pedagógica, são quatro diretorias organizadas para olhar especificamente para as atividades de sala de aula – uma para creches, educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; uma para os anos finais do fundamental e a educação de jovens e adultos (EJA) e duas dedicadas a planejamento, avaliação e desenvolvimento escolar. “As famílias que atendemos em toda a rede certamente vão perceber melhorias na qualidade de ensino e nos indicadores de avaliação, ao mesmo tempo que nossos profissionais já estão contando com melhores condições de trabalho e mais apoio institucional da equipe gestora da secretaria”, concluiu o secretário.