Encontro fortalece o diálogo entre a gestão municipal e as famílias, promovendo a construção de soluções conjuntas para desafios históricos
No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, o prefeito de Valinhos, Franklin Duarte de Lima, se reuniu com um grupo de mães atípicas para ouvir demandas e discutir estratégias para aprimorar o atendimento às crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos serviços de saúde e educação do município.
Durante o encontro, as mães relataram desafios históricos enfrentados no dia a dia e apresentaram sugestões para garantir um suporte mais eficaz às crianças e adolescentes com TEA. Além de compartilharem suas experiências, elas reforçaram a luta pelos direitos de seus filhos, reivindicando um atendimento mais inclusivo e acessível. Entre as principais pautas debatidas, destacaram-se a necessidade de ampliar o acesso aos cuidadores escolares, fortalecer o atendimento especializado na Rede Municipal de Ensino e aprimorar parcerias com entidades e instituições que atuam na área.
Reconhecendo a demanda crescente e a existência de uma grande fila de espera para atendimento no Centro de Referência do Autismo de Valinhos (CAV) herdada da administração anterior, Franklin ressaltou que a Prefeitura está empenhada em ampliar o serviço, buscando caminhos para fortalecer parcerias com entidades especializadas, como a APAE e a ACESA. Além disso, foi discutida a necessidade de investir ainda mais na capacitação de profissionais da saúde e da educação para melhor atender às necessidades da comunidade autista, um desafio que a gestão busca enfrentar com prioridade.
"Sabemos que as famílias enfrentam dificuldades que se arrastam há anos e queremos construir soluções conjuntas e concretas. Nossa gestão está comprometida em ampliar o suporte às crianças e adolescentes com autismo, garantindo um atendimento mais humanizado, eficiente e acessível", destacou o prefeito.
Para Dulcineia Aparecida da Silva, mãe de uma criança autista de 9 anos, o encontro foi um momento de esperança. "A conversa com o prefeito acalmou meu coração. Hoje senti que nossas dificuldades estão sendo realmente ouvidas e que temos respaldo para buscar soluções", afirmou.
Além do grupo de mães e secretários municipais, participaram do encontro a vereadora Monica Morandi (PSDB) e o vereador Alexandre Japa (PRD).
Cuidadores
Segundo levantamento da Secretaria de Educação, a rede municipal de ensino atende atualmente cerca de 600 crianças e adolescentes com diagnóstico de TEA, além de outras centenas em processo de investigação. Apesar do alto número, o contrato firmado pela antiga gestão prevê apenas 136 cuidadores, o que é insuficiente para atender a demanda. “Este é um, entre os muitos desafios que temos enfrentado desde o dia 1º de janeiro. Porém, o que não vai faltar em nossa gestão é empenho, determinação e vontade política para transformar superar obstáculos e encontrar soluções para aprimorar o atendimento e apoio às famílias”, afirmou o prefeito.