A Prefeitura de Valinhos, através da Secretaria do Verde e da Agricultura, considerou o 1º Mutirão de Castração deste ano um sucesso, superando às expectativas. Ao todo, foram realizadas 281 cirurgias de castração e microchipagem no último fim de semana (17 e 18, respectivamente) em cachorros e gatos, realizadas na EMEB Jorge Bierrenbach de Castro, no Parque das Colinas.
“Foi um grande sucesso, superando todas as expectativas em termos de inscrições, público presente e número de procedimentos realizados”, confirmou o secretário do Verde e da Agricultura, André Reis.
Ao todo, foram registradas 331 inscrições. “Um recorde que reforça a confiança da comunidade no trabalho desenvolvido pelo departamento da Secretaria de Verde”, informou a diretora do Departamento de Proteção e Bem Estar Animal, Alesandra Fontanesi.
Novos mutirões
Durante os dois dias de mutirão, foram efetuadas 281 cirurgias de castração e microchipagem. No sábado, foram 37 caninos fêmeas, 25 caninos machos, 40 felinos fêmeas e 40 felinos machos. Já no domingo, 41 caninos fêmeas, 14 caninos machos, 56 felinos fêmeas e 28 felinos machos.
Após a cirurgia, o tempo médio de espera para a liberação dos animais foi de aproximadamente duas a três horas, levando em consideração a segurança e o bem-estar de cada animal.
“Em função de algumas intercorrências, como jejum inadequado, resultaram na necessidade de reagendamento de alguns procedimentos, os quais foram realizados posteriormente”, acrescentou a diretora do departamento.
Segundo ela, a iniciativa representa um avanço significativo na política pública de proteção e bem-estar animal, uma vez que a estratégia de castração por saturação visa reduzir a população de animais de rua, diminuir a ocorrência de crias indesejadas, controlar zoonoses e prevenir atropelamentos, promovendo benefícios diretos à comunidade.
A Prefeitura já planeja novos mutirões em diferentes bairros ao longo dos próximos meses.
“Em relação às faltas, que totalizaram 53, sendo 19 no sábado e 34 no domingo, alguns tutores avisaram a ausência, mas, ainda assim, foi considerado um número alto de realizações de cirurgias”, disse a diretora.
O evento contou com o apoio das Secretarias de Mobilidade Urbana, Segurança Pública e Educação, que colaboraram na organização, incluindo o fechamento de parte da rua em frente a escola.