Motociclistas e motoristas passaram nesta quinta-feira (22) por uma experiência diferente quando circularam pelo Centro de Valinhos. Aproximadamente 250 motos e 100 veículos foram abordados durante uma blitz educativa, promovida pela Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, em parceria com o Detran-SP.
A ação teve início às 10h, com término às 13h, no bolsão de estacionamento em frente à Swift, e contou com uma equipe do Detran e agentes de trânsito que distribuíram cordões para chaves, além de adesivos e panfletos com mensagens educativas sobre prevenção de acidentes. A atividade integrou a programação do ‘Maio Amarelo’, campanha internacional de conscientização para tornar o trânsito mais seguro.
A blitz teve como objetivo alertar os pilotos e os motoristas quantos aos riscos de graves acidentes, como o que ocorreu em 17 de abril deste ano, quando um motociclista de 25 anos perdeu a vida após sofrer um acidente no bairro Macuco, em Valinhos. Para evitar fatalidades como esta, a Secretaria de Mobilidade realizou a ação voltada especialmente aos motociclistas para promover a conscientização.
O secretário de Mobilidade Urbana, João Gaido, que acompanhou a blitz educativa, destacou que a atividade é mais uma ação da Secretaria de Mobilidade Urbana em celebração ao Maio Amarelo. “Nosso objetivo na realidade foi muito instrutivo, não foi multar, penalizar o motociclista. Mas promover orientação de segurança no trânsito e direção defensiva. Teremos outras atividades ao longo do ano para trabalhar essa consciência. A preservação da vida faz parte da campanha e buscamos trabalhar dentro dessa linha para valorizar a vida e diminuir os problemas no trânsito”, disse.
O piloto Luciano Gonsalves de Aguiar, morador de Valinhos, trabalha fazendo transporte de mercadorias com a motocicleta, foi surpreendido pela abordagem dos agentes de trânsito e aprovou a ação educativa. “Foi bom passar por essa orientação diferente, pois a gente sempre está aprendendo. Educação sempre é bom no trânsito pra ficar mais atento. Pilotar uma moto exige muita responsabilidade”, falou.
Marcos Rogério Ropelli tem uma distribuidora de água na cidade e faz a entrega do produto com motocicleta. Ele também aprovou a ação. “Acho muito importante conscientizar os pilotos, porque a gente vê muita irresponsabilidade por parte dos motociclistas. A gente vê uma brechinha, quer entrar e às vezes não dá. É melhor perder um minuto nessa vida do que chegar adiantado na outra em um minuto. Vamos respeitar um ao outro no trânsito e vamos todos mais longe e tranquilos”, garantiu.
O motorista Francisco Lacazze, de Campinas, disse que a blitz educativa é um meio de conscientizar a todos. “As regras no trânsito têm que ser seguidas. Não dirigir alcoolizado, não dirigir utilizando celular, respeitar a faixa de pedestre. Isso tem que ser passado diariamente para as pessoas para aumentar a conscientização”, destacou.
David Mauricio Janete, assistente da área de fiscalização de regulados e de trânsito do Detran-SP, disse que a realização da blitz em parceria com a Prefeitura teve o propósito de mostrar para as pessoas o quão é necessário a diminuição da velocidade e o respeito às placas as sinalizações. “Digo isso porque o número de acidentes é muito alto em todo o estado e estamos buscando diminuir as estatísticas de forma expressiva, pois são vidas que estão em risco”, destacou.