A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e em parceria com o SESC (Serviço Social do Comércio), promoveu neste domingo (1º de junho), a edição 2025 do ‘Circuito Sesc de Artes’ que levou uma série de atividades culturais e artísticas aos visitantes na Praça Washington Luiz. A programação recheada para toda a família, que envolveu diferentes linguagens como artes visuais e tecnologias, cinema, circo, dança, literatura, música e teatro fez parte das comemorações de aniversário dos 129 anos da cidade.
“Foi uma realização muito importante do SESC-SP, em parceria com a Prefeitura Municipal de Valinhos, que levou muita arte e cultura, na praça. O evento inicialmente não aconteceria na cidade, mas graças à articulação do governo do prefeito Franklin junto ao SESC-SP, isso se tornou possível. Ficamos encantados com as atrações e com a ocupação da Praça Washington Luiz, um importante ponto cultural e de lazer em nossa cidade, integrando as comemorações do aniversário de Valinhos”, destacou o secretário Fabrício Bizarri.
“A gente adora promover eventos em Valinhos. É uma cidade que tem muitas ações, que sabe fazer eventos e é organizada, pois temos uma facilidade grande de interlocução com as pessoas da administração municipal. A última vez que trouxemos o circuito para cá foi em 2017, há 8 anos, e hoje estamos surpresos com a grande participação do público. Também notamos que é uma praça em que as pessoas já vêm frequentando e estamos felizes de participar das comemorações dos 129 anos da cidade”, disse o gerente do SESC Campinas, Hideki Yoshimoto.
Dentro das atrações do Circuito estiveram artistas de várias vertentes, como as apresentações da DJ Naômi; do espetáculo ‘Requebrando’ da Cia. Diladim; de circo com a Cia. Naniko’s Circus que levou ao público o ‘Fabuloso Acrotejo Musical’. Em um dos pontos da praça os visitantes puderam ter um momento de Literatura em um cantinho lúdico preparado pela Cia. Caruru que levou o tema “Histórias Pretinhas”, com histórias de personagens e autores negros.
Também teve oficina de confecção de chaveiros Pixel Art com linguagem visual de games e computadores, baseada na unidade visual e simplicidade dos pixels, além de cinema levado pelo Rotas Afro XR que convidou o público a explorar importantes lugares e personalidades negras do interior paulista por meio de tecnologias de Realidade Virtual e Aumentada e visitas virtuais à Igreja do Rosário de Campinas, ao Clube Treze de Maio com o Batuque de Umbigada, à Casa do Hip Hop de Piracicaba e ao Quilombo Corumbataí.
O público se encantou e aprovou todas as atividades. Elaine Cruz Guião foi ao evento com a família “Já frequento o Sesc em Campinas e achei muito bacana receber as atividades aqui em nossa cidade. É muito importante ter acesso cada vez mais à cultura. Temos espaços muito bacanas na cidade e a gente precisa ocupa-los. Vale muito a pena”, falou.
Luciana Bonadia e a filha Elisa foram ao Circuito e aproveitaram o domingo para se divertirem. “A gente veio prestigiar, pois sempre usamos todas as atividades oferecidas aqui em nossa cidade. Estamos gostando bastante da programação que é bem diferente e divertida. São bons momentos para passar um tempo em família e em segurança”, disse.
Marol Andrade, acompanhada do filho Otto, também elogiou a promoção do Circuito Sesc de Artes. “Nós sempre frequentamos o Sesc e aí ver o Sesc aqui na cidade, movimentar a cidade, na nossa praça, é muito importante. É uma tarde bem diferente”, destacou.