A 6ª edição do Encontro Aberto promovido pela Associação dos Orquidófilos de Valinhos (AOV), neste sábado (25), levará aos aficionados pelo cultivo de orquídeas a palestra com o tema ‘Adubação e nutrição para Orquídeas’. A palestra gratuita terá início às 15h, no Museu e Acervo Municipal ‘Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto’.
A ação da AOV é em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
A palestra será ministrada pelo especialista João Batista de Carvalho. As orquídeas são plantas elegantes e delicadas que, devido à sua beleza singular, são muito procuradas pelos amantes da jardinagem e para ornamentação de ambientes internos.
De acordo com a AOV, para que possam florescer exuberantemente, é fundamental oferecer às orquídeas os nutrientes necessários. “No entanto, o conhecimento sobre os tipos de adubos e a forma de aplicação é essencial para garantir um maior tempo de vida e florescimento na planta. Essa palestra trará todas as orientações e dicas aos participantes e será imperdível”, destaca o vice-presidente da associação, Valdecir Antônio de Moraes.
Além da palestra, o encontro reserva uma pausa para o café e sorteio de orquídeas entre os participantes.
“A cada encontro mensal trazemos temas diferentes relacionados ao cultivo e plantio das mais diversas espécies de orquídeas. Além de conhecerem as técnicas para que as plantas se mantenham saudáveis, os participantes, que são amantes das orquídeas, também têm a oportunidade de se encontrarem com outras pessoas, interagirem e trocarem experiências”, destaca o presidente da entidade, Rafael Floriano.
“Em 2025 estamos comemorando os 19 anos da AOV e queremos convidá-los a estar com a gente em mais esse encontro aberto no Museu Municipal e também a se associarem para o fortalecimento da nossa associação que atualmente conta com 28 membros e já é nacionalmente conhecida por participar de grandes eventos”, convida o presidente.
“É uma alegria ver o Museu Municipal sediando, pela sexta vez, o Encontro de Plantio e Cultivo de Orquídeas. Além de preservar nossa memória, o espaço se firma como um ponto de convivência, aprendizado e valorização da cultura, do turismo e do meio ambiente em Valinhos”, diz o secretário de Cultura e Turismo, Fabrício Bizarri.









