Além de fazer parte da renovação do AVCB, capacitação prepara os profissionais para emergências
Mais de 60 profissionais que trabalham na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Valinhos participam nesta semana de um treinamento de prevenção e combate a incêndios. O grupo é composto por médicos, enfermeiros e agentes administrativos. O treinamento da brigada de incêndio, além de ser obrigatório para a renovação do auto de vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), também é fundamental para que os profissionais estejam preparados para situações de emergência.
O conteúdo foi dividido em duas partes. A primeira parte da palestra, realizada pelo enfermeiro do SAMU Glauco Ceranto, foi sobre primeiros socorros. Já a segunda parte ficou por conta do gestor administrativo da Guarda Municipal, Marcos Augusto de Paula, que trabalhou por 23 anos no Corpo de Bombeiros e tem capacitação para ministrar cursos para brigadistas. Ele explicou como funciona a tríade do fogo (combustível, comburente e calor), os tipos de extintores e como utilizá-los em casos de princípio de incêndio.
Os funcionários acompanharam o funcionamento do sistema de alarmes de incêndio da UPA e aprenderam a manusear os extintores e a mangueira do hidrante.
Segundo a diretora da UPA, Lania Wolf, o treinamento se torna ainda mais importante diante da complexidade de um local que recebe um grande público diariamente "temos pacientes em leito e pessoas com mobilidade reduzida, o que torna mais difícil uma evacuação no local em casos de incêndio. Com funcionários preparados temos mais condições de evitar problemas graves", explica a diretora.
Uma parte da equipe participou do treinamento nesta quarta-feira (6). A capacitação prossegue nesta quinta (7) com o segundo grupo.