A Guarda Civil Municipal de Valinhos realizou três operações significativas nesta terça-feira (19), com destaque para um caso grave de cárcere privado em que um motorista de 39 anos prendeu os próprios pais idosos em casa para furtar seu veículo como pagamento de uma dívida de pôquer. "Estas operações mostram nossa capacidade de atuar em múltiplas frentes, desde crimes complexos contra idosos até casos de desaparecidos. Nossa inteligência integrada tem sido decisiva", afirmou Anderson Gomes, comandante da GCM.
Acompanhe os destaques das ocorrências:
Cárcere privado e extorsão contra idosos
O caso mais grave ocorreu no bairro Colina dos Pinheiros, onde o home de 39 anos manteve os pais (65 e 61 anos) em cárcere privado e furtou veículo da família para quitar um dívida de R$ 9.000 em jogos. Ele ainda utilizou cartão de crédito da idosa para gastos de R$ 4.000 e chantageou a família para que quitasse a dívida. A ação foi possível graças ao sistema de inteligência do COI (Centro de Operações e Inteligência) da GCM, que rastreou o suspeito após registro do Boletim de Ocorrência.
O homem foi preso em flagrante pelos crimes de cárcere privado, furto qualificado, apropriação indébita e extorsão. O veículo foi recuperado e o agressor encaminhado à cadeia do 2º DP de Campinas.
Corretora é presa por furto de água no Country Club
Em outra operação, uma corretora de imóveis de 56 anos foi presa por furtar hidrômetros em quatro residências do bairro, além de ter rompido os lacres dos equipamentos de medição e instalado cavaletes de modo ilegal para burlar a cobrança pelo uso de água.
A prisão ocorreu após denúncia do DAEV S.A. (Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos). A suspeita foi indiciada por furto e terá de indenizar a empresa pelos prejuízos causados.
GCM localiza veículo abandonado em plantação
Em ação no bairro Capivari, também na manhã de terça-feira, pós chamado pela central 153, a GCM localizou veículo que estava abandonado no meio de uma plantação de abacate. O proprietário do veículo é um homem de 52 anos que reside de Nova Odessa, mas está desaparecido depois de ter discutido com familiares.
Diante do fato, foram feitas buscas com apoio do Canil. A família do dono do carro foi acionada e os objetos pessoais (roupas e dinheiro) encontrados no carro foram preservados para eventuais investigações.