A Prefeitura de Valinhos, através da Secretaria do Verde e da Agricultura, participou do encontro virtual realizado pela Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI) nesta terça-feira (26). Com a presença de vários produtores e técnicos da região, foi apresentado o Projeto Frutas Vermelhas SP que incentiva o cultivo da amora, da framboesa e do mirtilo. Na ocasião, também foi compartilhado o case valinhense de produção de mirtilo, conduzido pela produtora Rosa Yamamoto, do Bairro Macuco.
Durante o encontro foram repassadas informações sobre o projeto que tem como objetivo a formação de polos de produção de frutas vermelhas no Estado de São Paulo, além dos resultados já alcançados desde sua implantação, em 2018.
Na apresentação também ressaltou a importância do trabalho dos técnicos municipalizados e dos colaboradores da CATI para o desenvolvimento e a expansão do projeto em todo o Estado.
“Nossa intenção é introduzir o cultivo das frutas vermelhas com auxílio técnico com a CATI. Ficamos muito felizes em saber que desde o início do projeto uma das pioneiras foi a Rosa, em companhia do marido Sérgio, com seu cultivo de mirtilo”, afirmou o secretário do Verde e da Agricultura, André Reis, que lembrou que o projeto começou sob a responsabilidade do diretor técnico da CATI, Rodrigo Baccan.
Case valinhense
A assistência técnica ofertada pela CATI abrange todas as etapas da cadeia produtiva das frutas vermelhas. O objetivo também é proporcionar a união entre os produtores, visando a troca de experiências e colaboração entre eles.
Os produtores Sérgio e Rosa Yamamoto começaram com 50 pés de mirtilo em sua propriedade. Hoje, são 500 pés da fruta, também chamada de blueberry. “O Sérgio e a Rosa abraçaram o projeto desde o início. O que mostra que a ideia é viável”, explicou o secretário do Verde.
O casal de produtores aposta em variedades como a Biloxi e Emerald, bem adaptadas para o clima da região. Com grande demanda, eles vendem sua produção sob pedidos e na feira livre ‘Quarta É Feira’, toda quarta-feira, no CACC, a partir das 15h.