A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo de Valinhos, após 5 anos, volta a administrar a Galeria de Artes João do Monte, espaço que foi fundado há 35 anos pelo artista e mantido pela família. A assinatura de um novo Termo de Comodato entre a municipalidade e os proprietários do imóvel permitirá que a Prefeitura possua a cessão gratuita do prédio para a instalação e funcionamento da ‘Galeria Municipal de Artes João do Monte’ pelos próximos 4 anos. E para celebrar a nova parceria, o espaço receberá de 13 a 31 de outubro a Mostra Cultural entre Nações, com a participação de 11 artistas do Brasil, Cuba, Uruguai e Portugal.
“Com a reabertura da Galeria Municipal de Artes João do Monte, garantimos um espaço permanente para valorizar tanto o legado histórico de João do Monte, que marcou a cultura e as artes visuais de Valinhos, quanto para receber novas exposições e produções contemporâneas. Este foi um trabalho iniciado logo no começo da gestão do Prefeito Franklin, a pedido do próprio prefeito, para firmar a parceria que torna possível manter viva a memória do artista e ao mesmo tempo abrir as portas para outros artistas e para toda a comunidade”, destaca o secretário Fabrício Bizarri.
O secretário explica que desde 1997, quando a legislação municipal previu a gestão do espaço por meio de Termo de Comodato, foi possível por parte da Prefeitura manter a parceria. “Mas infelizmente na gestão passada não houve a renovação do comodato e Valinhos perdeu um espaço importante para a divulgação da cultural local. Tão logo o prefeito Franklin assumiu teve conhecimento que a família continuava manifestando interesse em realizar a parceria e determinou a assinatura do termo. O objetivo é preservar as instalações a partir de uma revitalização e enaltecer a memória do artista, inclusive com a realização de um inventário de todas as suas obras expostas na galeria, cujo valor cultural é grandioso e inestimável”, diz Bizarri.
A filha do João do Monte, Jacinta Correia de Souza Lando, mais conhecida como Jacinta do Monte que até então cuidava sozinha da galeria e que herdou como o pai as habilidades de artista na confecção de esculturas em argila, classifica como importante a assinatura do Termo de Comodato.
“Fazia 5 anos que a galeria ficou sem auxílio nenhum por parte da Prefeitura para a promoção dos eventos. Eventualmente ela funcionava apenas com agendamentos de visitas. Eu procurei conservar ao máximo o prédio, manter limpa a galeria por 35 anos, mas já estou com uma idade avançada e com a assinatura do novo Termo de Comodato, o apoio da Prefeitura que poderá fazer as manutenções necessárias no prédio, além de conceder a isenção de IPTU, será novamente possível manter vivo o sonho do meu pai de abrir o espaço à visitação pública”, fala Jacinta.
Exposição
Idealizada pela própria Jacinta do Monte e pelo artista Fernando Poli, a ‘Mostra Cultural entre Nações’ reunirá de 13 a 31/10 obras de artes de 11 artistas, inclusive deles dois, nos estilos acadêmico, realismo, abstrato, cubismo e Naïf (do francês, arte ingênua). Fazem parte da exposição os artistas Ênio Cézar, Eliete Tordin, Gisele Fessel, Adelaide Muza, além do casal cubano Yoel Rodríguez e Lira Reyes Rodríguez.
De Montevidéu estará Estela Romero que vem para o Brasil especialmente para a Mostra, além das obras dos portugueses João do Monte, que dá nome à galeria municipal, e de seu primo Antônio Poteiro que será celebrado em comemoração ao seu centenário de nascimento, em 10 de outubro de 1925, um expoente da arte primitivista no Brasil, tanto na escultura como na pintura.
“Convidamos você a se juntar a nós nesta festa de cores, formas e histórias, onde a arte é a protagonista. Que esta mostra não apenas reverencie os 35 anos da Galeria João do Monte, mas também celebre a amizade e a união entre artistas de diferentes partes do mundo, promovendo um intercâmbio cultural que enriquece a todos nós. Venha fazer parte deste momento”, convida Jacinta.
Serviço
Mostra Cultural entre Nações: de 13 a 31/10
Local: Galeria Municipal de Artes João do Monte
Endereço: Rua Rui Barbosa nº 130 – Jd. Primavera – Valinhos (SP)
Horário de visitação: das 13h às 18h, de terça a sexta-feira; e de sábado das 9h às 12h;