A Guarda Civil Municipal (GCM) de Valinhos comemorou 42 anos de fundação no último sábado (4). A corporação, vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, foi fundada no dia 4 de outubro de 1983, pelo então prefeito Vitório Humberto Antoniazzi. Se nas origens o objetivo da guarda era ser um apoio de informação e proteção aos cidadãos que passavam pelo do centro da cidade e um suporte na travessia das crianças em frente às escolas, hoje a Guarda Civil se transformou em um elemento fundamental na política pública de segurança na cidade, unindo uma tropa dedicada e tecnologia em permanente atualização.
Para celebrar solenemente essa marca, será realizada na próxima sexta-feira (10), a partir das 8h, um evento para homenagear os agentes que se aposentaram recentemente e aqueles que completaram marcas significativas de tempo de serviço: 10, 20, 25 e 30 anos. “Reverenciar aqueles que constroem a história da nossa GCM é uma alegria e, ao mesmo tempo, um dever para nós. Estamos muito contentes de ver a evolução do trabalho ao longo desses anos todos e trabalhando intensamente para oferecer as condições para que a atuação dos nossos agentes siga em constante evolução”, celebra o comandante da corporação, Anderson Gomes.
Novos recursos e melhores condições
Em 2025, com a nova gestão da Prefeitura, a corporação vem recebendo atenção especial e novos investimentos.
No mês de junho, foram incorporadas ao arsenal da GCM duas submetralhadoras calibre 12, com sistemas modernos de disparo. Além disso, está em fase final de testes o novo estande de tiro virtual, instalado na sede da GCM. A sala dispõe de isolamento acústico e sistema eletrônico de calibragem e projeção e permite simular com precisão as práticas de tiro necessárias à atualização profissional dos agentes. O prédio da GCM está passando também por melhorias: o pátio e a fachada estão sendo revitalizados e ganhando nova pintura.
Ainda neste segundo semestre, a Prefeitura também vai concluir a renovação da frota de viaturas com o objetivo de ar mais robustez e dinamismo às patrulhas e aos atendimentos a ocorrências.
Para os próximos meses, estão previstas a troca do fardamento e a renovação dos coletes balísticos dos agentes da Guarda Civil. “Todas essas ações focam duas grandes metas: trazer mais conforto e dignidade aos servidores da nossa guarda e, ao mesmo tempo, oferecer um serviço de mais qualidade aos cidadãos”, enfatiza o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osvaldo Rocco.
Direitos
Durante o mês de setembro, a Prefeitura de Valinhos reforçou seu compromisso com a Guarda Civil Municipal ao anunciar que irá recorrer da decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo que declarou inconstitucional a lei que instituiu a gratificação de risco de morte para a corporação. O município ressalta que seguirá utilizando todos os meios jurídicos cabíveis para defender o direito dos guardas, reconhecendo a natureza de risco da atividade e valorizando o trabalho fundamental que desempenham na proteção da população.