Participação no primeiro dia não alcançou metade dos servidores aptos a votar, número exigido pela NR-5 do Ministério do Trabalho
A votação para a eleição dos membros da Comissão de Prevenção de Acidentes de Trabalho e de Assédio (CIPA) da Prefeitura de Valinhos prossegue nesta terça-feira (14) das 8h às 16h. No primeiro dia da eleição, dos 2875 servidores aptos a votar, 865 participaram do processo eleitoral, sendo 858 votos válidos e sete em branco. De acordo com a norma regulamentadora número 5 (NR-5), do Ministério do Trabalho e Emprego, se a participação no primeiro dia de votação não alcança metade dos eleitores aptos, o resultado não é divulgado, o que estende a eleição para o dia seguinte. No segundo dia, basta que o número de votantes chegue a um terço, já somando com a participação do primeiro dia, para que o resultado seja divulgado, o que corresponde a 958 votos. Se nesta terça (14) o número ainda não for atingido, o resultado será divulgado na quarta, independentemente do número de votantes.
Para votar, basta acessar o Portal do Servidor no site da Prefeitura de Valinhos, clicar na sequência nos ícones:
1 - SST/CIPA;
2 - Eleições CIPA;
3 - aba "novembro";
4 - botão "votação".
A CIPA será composta por doze membros titulares e outros doze suplentes. Seis integrantes titulares e suplentes são indicados pela administração municipal, sendo um da Secretaria de Saúde, um da Secretaria da Educação, um da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania e três das demais secretarias. Os outros seis integrantes com os respectivos suplentes são eleitos mediante voto direto e secreto.
A instalação da CIPA, prevista na NR-5, tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho para a preservação da vida e saúde dos trabalhadores.