Os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) estão participando de um treinamento para qualificar os servidores para as atividades durante o cumprimento do mandato. A atividade foi organizada em quatro módulos que abordam condições de trabalho; riscos; investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho; acidentes e doenças do trabalho; legislações trabalhista e previdenciária; noções de combate a incêndio e procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança; primeiros socorros.
A CIPA é composta por 12 servidores eleitos, sendo seis titulares e seis suplentes, e 12 representantes das secretarias da administração municipal. A eleição foi realizada em outubro do ano passado, com a participação de 1.100 servidores, com a nomeação oficializada no boletim municipal no dia 16 de dezembro de 2025.
Para o diretor da Defesa Civil de Valinhos e presidente da CIPA, Eduardo Matias, mais do que uma obrigatoriedade, o treinamento é importante para que os membros atuem com efetividade na proteção dos servidores. "Este treinamento está abordando assuntos extremamente relevantes para que os membros da CIPA possam dar suporte às ações que envolvem a segurança e a saúde e assim garantir condições adequadas de trabalho para todos", explica Matias.
O mandato dos membros da CIPA tem duração de um ano, permitida uma reeleição.









