O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Valinhos (CMDPD), em parceria com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo e com o apoio da Prefeitura de Valinhos, realiza no próximo dia 6 de julho de 2026 o evento “Lei Brasileira da Inclusão: direitos e deveres nos dias atuais”. A iniciativa acontece no Teatro Darci Rossi, em Valinhos/SP, e tem como objetivo ampliar a reflexão sobre os avanços, desafios e responsabilidades relacionados à efetivação dos direitos das pessoas com deficiência.
O destaque da programação será a palestra magna da Dra. Renata Flores Tibiriçá, defensora pública do Estado de São Paulo e uma das maiores referências nacionais na área. Coordenadora do Núcleo Especializado dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência da Defensoria Pública, ela também integra a Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência da ANADEP. Possui vasta trajetória acadêmica, com mestrado e doutorado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-doutorado em Educação Especial pela UFSCar, sendo professora em cursos de pós-graduação na área dos direitos humanos e deficiência.
Além da palestra principal, o evento contará com apresentações culturais que evidenciam o protagonismo, a inclusão e a diversidade. Entre elas, o Coral de Libras do CEI Campinas, projeto pioneiro idealizado e dirigido pela Prof.ª Dra. Keyla Ferrari Lopes. Pedagoga, especialista em Libras e Educação Especial, mestre e doutora em Educação Física Adaptada pela UNICAMP e pós-doutoranda em Estudos Culturais e Diversidade pela UFMS, Keyla é autora dos livros “Um Encontro pela Dança: Trajetórias e Conquistas” e “Dance Com Ele”, e atua como palestrante internacional. O coral reúne colaboradores, profissionais da comunidade e pessoas com deficiência — incluindo surdos, surdocegos e cadeirantes — unindo canto, dança e Libras em uma experiência artística inclusiva.
A programação também contará com apresentação musical do violonista e intérprete pernambucano Gilson Macedo, reconhecido por seu trabalho na música popular brasileira e por sua contribuição à valorização da cultura nacional. Com dois CDs lançados, Gilson já foi elogiado por nomes como Itiberê Zwarg e Hermeto Pascoal e participou da gravação do DVD acústico da banda Fulô de Mandacaru, vencedora do programa PopStar, da Rede Globo.
Compromisso com a inclusão
A realização do evento reafirma o compromisso do CMDPD de Valinhos com a defesa dos direitos das pessoas com deficiência, a disseminação de informações qualificadas e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à acessibilidade e participação social.
O encontro é aberto à população, profissionais da educação, saúde, assistência social, gestores públicos, estudantes, familiares e demais interessados na temática da inclusão e dos direitos humanos.
O evento conta com o patrocínio master da Dr. Nano e da Bio Nano, empresas que apoiam iniciativas voltadas ao desenvolvimento social, à promoção da cidadania e à valorização da diversidade.
Serviço
Evento: Lei Brasileira da Inclusão: direitos e deveres nos dias atuais
Data: 06 de julho de 2026
Local: Teatro Darci Rossi – Valinhos/SP
Credenciamento: 08h00
Abertura oficial: 08h30
Inscrições gratuitas: clique aqui
Programação:
08h00 – Credenciamento e coffee break
08h30 – Abertura oficial
09h00 – Apresentação do Coral de Libras do CEI Campinas
09h30 – Palestra Magna com Dra. Renata Flores Tibiriçá
10h45 – Apresentação musical com Gilson Macedo
11h00 – Encerramento









