07 DEZ 2021
SEGURANÇA PÚBLICA
Operação Verão prossegue até 31 de março de 2022 com coordenação da Prefeitura de Valinhos

Objetivo é a condução de ações de caráter preventivo de ocorrências causadas pelas chuvas de verão

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil do Município, ligada à Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, manterá até 31 de março de 2022, na cidade, a Operação Verão, iniciada no último dia 1º, visando ações de caráter preventivo a ocorrências que podem ser provocadas pelas chuvas de verão. Por meio da Operação, pode-se prevenir e até impedir que diversas situações críticas aconteçam, como acidentes com enchentes, deslizamentos de terras, quedas de árvores e acidentes de trânsito.

A equipe da Defesa Civil de Valinhos participou da abertura oficial da ‘Operação Chuvas de Verão’ do Estado de São Paulo, no dia 1º, no Palácio dos Bandeirantes, na capital, com a presença do Coronel PM Alexandre Monclus Romaneio, secretário-chefe da casa Militar e coordenador estadual de proteção e defesa civil. Formada pela coordenadora Sandra Verdó e os agentes Atus Augusto, Alberto José Pimentel Barbosa e Eduardo Gomes da Silva, toda a equipe participou de treinamentos presenciais e por vídeo conferência.

A operação, iniciada no último dia 1º, será promovida até o dia 31 de março, mas seu período pode sofrer alterações caso ocorram futuras mudanças nas condições meteorológicas.“ A nossa equipe da Defesa Civil é altamente qualificada e preparada para colocar em prática o Plano de Contingência, que é um planejamento de caráter preventivo e alternativo com a finalidade de atender determinado evento inesperado e identificar as ações necessárias para que impacte o mínimo possível a oferta dos serviços à população, em parcerias com as secretarias municipais”, explicou a prefeita Capitã Lucimara que instituiu a Operação Verão 2021/2022, no dia 19 novembro, através do Decreto Municipal n°11.011.

Segundo a Defesa Civil, durante este período, o Plano de Contingência será executado conforme quatro níveis de atuação a partir de medições do índice de chuvas em um período de 24 horas, das 7h00 de um dia até às 7h00 do outro, que podem identificar as condições locais.

A decretação do Estado de Observação é feita quando as chuvas atingem até 80mm com acompanhamento dos índices pluviométricos. O Estado de Atenção acontece quando os índices pluviométricos ultrapassam o volume de 80,01mm e parte-se para vistorias em campo nas áreas anteriormente identificadas. Já o Estado de Alerta ocorre quando, após vistoria do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, é solicitado a remoção preventiva da população das áreas de risco iminente. E por fim o Estado de Alerta Máximo é decretado quando, após vistoria técnica, é indicada a remoção de toda a população que habita áreas de risco eminente.

“Nos treinamentos fomos Informados que a partir da segunda semana de dezembro teremos chuvas típicas ao final do dia e que o mês de janeiro teremos grande volume de chuvas segundo informações da Defesa Civil estadual e do Climatempo. Assim, toda a nossa equipe da Defesa Civil de Valinhos já está de prontidão para qualquer situação emergencial”, falou a coordenadora Sandra Verdó.

De acordo com a coordenadora, as áreas do Ribeirão Pinheiros, Invernada, Capuava, Bosque dos Eucaliptos, Parque Portugal, o final da Avenida Paulista, pontos da Vila Santana e em frente ao Fórum, são consideradas de risco devido a grade possibilidade de deslizamentos de terras e alagamentos e recebem constante monitoramento.

A operação conta com a participação do Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil do Estado de São Paulo e todas as secretarias municipais, caso necessário, para ações preventivas, urgentes ou emergenciais, disponibilizando maquinário, equipamentos, serviços e pessoal. Em caso de desastre natural ou acidentes ocorridos por conta das chuvas, os moradores podem acionar a Defesa Civil pelos telefones: 199 e 3859-2055.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos