A Prefeitura Municipal de Valinhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, em ação integrada com a GCM (Guarda Civil Municipal), deram sequência nesta terça-feira (19), na força-tarefa importante de fiscalização para inibir a venda de loteamentos e terrenos irregulares, no bairro Vale Verde. Também foram instaladas placas de conscientização à população, sobre a aquisição com base legal de loteamentos ou terrenos no município.
“Seguindo o cronograma adaptado pela secretaria, a Prefeitura tem percorrido os bairros do município, combatendo todas as ações ilegais que, sobretudo, trazem prejuízos à população, como estas vendas de lotes irregulares, mas é muito importante que, antes de comprarem terrenos, lotes ou imóveis na cidade, os munícipes certifiquem os documentos, verifiquem se o empreendimento está regularizado e, na dúvida, procurem o poder público", destacou a prefeita Capitã Lucimara.
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Eduardo Galasso, destaca que a venda e a compra de loteamentos ou terrenos irregulares tem sido combatido pela Prefeitura e reforça aos munícipes que antes de realizarem a compra de qualquer espaço que procurem a prefeitura para averiguar a regularização e aprovação do local, além de evitar possíveis estelionatos por parte do vendedor. Muitas vendas acontecem por WhatsApp e outras redes sociais, sem qualquer regularização municipal.
“Nos locais onde foram encontradas irregularidades, a prefeitura instalou placas que conscientizam a população sobre a importância de verificar a regularidade de um espaço, antes de adquirirem um lote ou iniciar uma construção, seguido dos telefones para denúncias, e os responsáveis foram penalizados pela conduta contestável na aquisição desses espaços”, completou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Eduardo Galasso.
O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, reforça a importância desta ação integrada. "A Guarda Municipal vai contribuir nestas ações para combatermos estas vendas ilegais que são criminosas", afirmou o secretário. A ação já foi realizada nos bairros Macuco, São Bento do Recreio e 2 Córregos.
Denúncias de vendas de loteamentos ou terrenos irregulares, devem ser registradas na prefeitura, pelos seguintes canais:
. Disque 156
Caso o contato para o 156 seja pelo celular ou áreas limítrofes, deverá ser utilizado o número 3859-1266;
. Telefone da Ouvidoria: 3849-8053;
. E-mail: ouvidoria@valinhos.sp.gov.br ;
. Site: http://valinhos.sp.gov.br/portal/ouvidoria ;
. Presencialmente:
Paço Municipal da Prefeitura de Valinhos
Rua Antônio Carlos, 301, térreo, Centro
Horário de Atendimento: 9h00 às 16h00.