11 OUT 2022
DESENVOLVIMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE
EDUCAÇÃO
Alunos da rede municipal de Valinhos participam de plantio de mudas de árvores nas comemorações do Dia das Crianças no CLT

Secretaria de Educação também vai disponibilizar no evento um cantinho especial com diversos livros para incentivar o hábito de leitura nas crianças

Entre as várias atrações e atividades que serão promovidas pela Prefeitura de Valinhos nas comemorações ao Dia das Crianças, nesta quarta-feira (12), no CLT (Centro de Lazer do Trabalhador Ayton Senna da Silva), algumas delas visam incentivar importantes hábitos nas crianças: a preservação do meio ambiente e o gosto pela leitura. Numa parceria entre as secretarias de Educação e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, alunos da rede municipal vão colocar as mãos na terra e plantar 30 mudas de árvores nativas em dois horários programados, às 10h00 e 14h30. Outra ação da Educação no CLT será o Cantinho da Leitura com a disponibilidade de vários exemplares de livros infantis para que as crianças tenham momentos para a prática de leitura durante o dia festivo.

As 10h00 o plantio de mudas será pelos alunos da Educação Infantil da EMEB Vereador Professor Penho Conte, do Jardim Novo Mundo I, e às 14h30 será a vez dos alunos do Ensino Fundamental I, do 2ª ao 5º ano, da EMEB Cecília Meirelles, do Jardim Novo Mundo, entrarem em ação. Para a prefeita Capitã Lucimara, a festa no CLT, além de levar muita diversão às crianças e seus familiares, terá um papel educativo importante nas mais variadas atividades programadas. (acesse o link para conhecer toda a programação do evento: https://www.valinhos.sp.gov.br/portal/noticias/0/3/53566/e-amanha-festa-das-criancas-promete-programacao-recheada-de-atracoes-e-muita-diversao-para-toda-familia).

“A Festa é para as crianças e toda a família, com muita diversão, lazer e entretenimento. Também estará repleta de ações educativas para o desenvolvimento das crianças. Entre elas podemos citar o plantio de mudas pelos alunos das EMEB's Vereador Professor Penho Conte e Cecília Meirelles que vão ter uma participação especial no evento voltada à preservação do meio ambiente, dentro do nosso Programa Municipal de Educação Ambiental, pois um dos principais pilares do nosso governo é a preservação da natureza e o avanço para que Valinhos se torne de fato uma cidade mais sustentável. E, para isso, precisamos não somente de políticas públicas eficientes, mas da participação de todos, especialmente das crianças que são o futuro de nossa cidade”, fala a prefeita Capitã Lucimara.

Entre as mudas que serão plantadas na Festa das Crianças pelo Programa de Educação Ambiental, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, estarão jenipapo, pitanga, ingá, goiaba, ipê amarelo, resedá gigante e cedro, espécies nativas do Brasil. A secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, acrescenta que dentro do Programa Municipal Educação Inovadora, defendido pela prefeita Capitã Lucimara, a preservação ambiental faz parte de várias atividades realizadas nas escolas municipais.

“Nossos educadores realizam, com bastante frequência, várias ações voltadas à preservação ambiental dentro e fora das salas de aula, seja por meio de trabalhos pedagógicos ou por cuidados com os jardins das unidades, estudos do meio, entre outras atividades. A participação dos nossos alunos da rede municipal no plantio de mudas no CLT será memorável para essas crianças, num gesto simples e necessário na preservação ambiental”, comenta a secretária.

A secretária Claudineia também destaca que Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, juntamente com a Secretaria de Educação, promove palestras mensais pelo Programa Municipal de Educação Ambiental nas escolas da rede, com temas relativos ao meio ambiente, entre eles água, ar, solo, poluição, aquecimento global e reciclagem, ministradas aos alunos de 6º ano do Ensino Fundamental.

Cantinho da Leitura

A Educação também participará na Festa das Crianças no CLT disponibilizando um espaço bem aconchegante, o ‘Cantinho da Leitura’, onde as crianças poderão ter às suas mãos vários exemplares de livros infantis. “Será um espaço bem gostoso, onde as crianças poderão relaxar durante a festa ao mesmo tempo que praticam o hábito pela de leitura”, acrescenta Claudineia.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos