30 NOV 2022
Valinhos implanta programa social e conquista Selo Município Amigo da Família
Cidade é reconhecida pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos receberá certificação em Brasília na próxima semana

O Programa Famílias Fortes, implantado pela Prefeitura de Valinhos em abril deste ano, resultará na entrega do Selo Município Amigo da Família (SMAF) à cidade no próximo dia 8, em Brasília. A certificação é concedida pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos para municípios que adotam políticas públicas familiares, de forma transversal e subsidiária, para fortalecer os vínculos, promover os direitos e a proteção social das famílias.

No dia 22 deste mês, foi publicada a portaria com a lista dos municípios aprovados para a concessão Selo. “O Selo é um reconhecimento do trabalho feito pela cidade em prol das famílias, com propósitos, focando no desenvolvimento do ser humano de forma plena e abrangente”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Segundo o secretário de Assistência Social, Argeu Alencar da Silva, pasta responsável pelo desenvolvimento do Programa Famílias Fortes, as atividades acontecem por meio de vídeos, produção de materiais e rodas de conversa com crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, além dos pais. São feitas sete sessões semanais ininterruptas e quatro mensais de acompanhamento. O trabalho é desenvolvido em cada sessão com duração de duas horas e meia, em locais previamente definidos.

Na primeira parte os pais assistem videoaulas sobre o tema a ser trabalhado, enquanto os filhos participam de dinâmicas em grupo, com atividades que trabalham o dia a dia, futuro e sonhos. “A segunda hora é voltada para a aplicação na prática, visando resolução e comunicação de conflitos, com atividades para aumentar a coesão familiar e envolvimento positivo dos filhos na família”, acrescentou o secretário.

O trabalho é realizado com um articulador local, que faz o contato direto com a Secretaria Nacional da Família, do Ministério, e supervisiona a execução do Famílias Fortes no município, três facilitadores para aplicar a metodologia com grupos de até 15 famílias, um apoio para os facilitadores e duas monitoras para ficar com as crianças menores de 10 anos. “A equipe é composta por assistente social, pedagoga e psicóloga”, explicou o secretário.

A metodologia inclui um manual de condução dos trabalhos e vídeo, que abordam os temas a serem trabalhados com as famílias. “Além do material, o facilitador acompanha as famílias com proximidade, auxiliando no desenvolvimento e na motivação delas, evitando a evasão ao projeto e promovendo a transformação e a melhoria do bem-estar e das relações familiares”, salienta o secretário.