Evento também marcou a reabertura total do parque à população
A Prefeitura de Valinhos reabriu totalmente o Centro de Lazer do Trabalhador - Ayrton Senna da Silva (CLT) neste domingo (28) e concluiu o reflorestamento do parque. A última etapa da ação de compensação ambiental foi marcada pela presença de famílias que participaram do plantio de 72 mudas, totalizando 630 novas árvores no CLT.
Eduardo Okuma, de 3 anos, participou da ação ambiental junto com os pais Mayra Okuma e Euclides Gonçalves. "Temos que aproveitar oportunidades como essa para ensinar o que é simples", comentou a mãe. "Além de estimular desde cedo o contato com a natureza", completou o pai.
A prefeita Capitã Lucimara Godoy recordou que, com por meio de ações preventivas para segurança da população, foram retiradas 70 árvores doentes e com risco de queda. "Agora, finalizamos a fase de reflorestamento deste espaço com diversas espécies de mudas nativas e frutíferas que irão recuperar a arborização do parque, promovendo um ambiente verde de lazer para Valinhos”, destacou.
As famílias receberam uma plaquinha simbólica com o sobrenome grafado em madeira das árvores retiradas do CLT, como lembrança pela participação na ação. O evento também contou com a participação dos vereadores Marcelo Yoshida e Simone Belini.
No local também foram doadas mudas para população. “É muito gratificante ver que além de participarem do reflorestamento no parque, as pessoas ainda levaram para casa, mudas de árvores para cultivarem na sua residência, promovendo a sustentabilidade no município”, completou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rafael Bassi.
Com mudas do Viveiro Municipal e doações de empresas parceiras, foi finalizado o plantio de 630 árvores no CLT, com diversificação de espécies como Ipê rosa, Ipê amarelo, Ipê branco, Cereja do Rio Grande, Grumixama, Jabuticaba, Pitanga e tantas outras.
Além do plantio, todo espaço do parque que estava interditado passou por revitalização com colocação de grama, novo calçamento, instalação de alambrado de proteção na beira do lago e playground inclusivo. As ações foram coordenadas pelo Departamento de Praças a Jardins da Secretaria de Serviços Públicos é Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.