Capacitação abordou urgências psiquiátricas e técnicas de contenção
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, realizou nesta semana uma capacitação dos profissionais da rede municipal focada no atendimento aos pacientes em situação de urgência psiquiátrica e técnicas de contenção. O treinamento foi por meio de parceria com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren) de São Paulo e contou com a participação de médicos, enfermeiros, técnicos e condutores de ambulância do serviço 192.
“Nosso objetivo é qualificar ainda mais as equipes para que os atendimentos sejam feitos de forma humanizada, seguindo os parâmetros técnicos e os protocolos. Há mais de 10 anos o município não promovia este tipo de treinamento para os profissionais da saúde”, afirma o secretário da Saúde, João Gabriel Vieira.
A coordenadora da Saúde Mental de Valinhos, Marailza Siqueira, afirma que a capacitação e o manejo fazem toda a diferença no momento do atendimento de um paciente em crise. “A abordagem correta é fundamental nestes casos”, comenta.
Em situações de crise o 192 deve ser acionado para encaminhar o paciente até a UPA, que contata o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para dar continuidade ao atendimento.