24 AGO 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Monitoramento Olho Vivo: Prefeitura e Correios estudam acordo técnico de segurança
Objetivo é compartilhar informações das câmeras de Valinhos com o sistema do recém-inaugurado Centro de Distribuição

Em visita ao Centro de Operações de Inteligência (COI) da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, representantes dos Correios propuseram um Acordo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Valinhos. O objetivo é o compartilhamento de informações do monitoramento Olho Vivo com integração com as câmeras do recém-inaugurado Centro de Distribuição (CD) e agências da empresa brasileira.

O encontro aconteceu nesta quarta-feira (23) na sede da Guarda Civil Municipal (GCM). “O acordo não tem custo para as partes. A troca de informação gera a sensação de segurança pública e a coleta de dados possibilita ações por parte da GCM, dos Correios e a integração com a Polícia Civil e Militar”, enumerou o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Argeu Alencar da Silva.

Segundo o gestor de Segurança Corporativa dos Correios Cirsyano Sandim da Silveira, o acordo torna o fluxo de informação mais ágil.

CÃES FAREJADORES

Durante a reunião, Silveira aventou a possibilidade do uso das câmeras externas do Centro de Distribuição dos Correios, que se encontram em fase de modernização, além do espaço para treinamento com os cães do canil da GCM para farejamento de drogas. “O trabalho de inteligência de Valinhos nos interessou muito”, confirmou o gestor.

O encontro foi organizado pelo capitão da Polícia Militar (PM), Fábio Azevedo. “O compartilhamento das informações e o trabalho em conjunto entre órgãos, cada um dentro de suas especificações e de forma legal, traz sempre resultados positivos”, defendeu o capitão.

Estiveram presentes ainda o inspetor regional dos Correios, Caio Diego Martins, do núcleo de Campinas; o cabo da PM, Fernando Gasparani; e o diretor da GCM, Aparecido Ignácio; além do inspetor Robson Cleber Silva, que detalhou o funcionamento da muralha digital da cidade.

Inaugurado em janeiro deste ano, o COI conta com mil câmeras instaladas na cidade e a Prefeitura prepara a expansão do sistema.