29 NOV 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Nova composição da cesta básica do CRAS garante dignidade à mulher com inclusão de absorventes
Mudança deixa a cesta básica mais próxima das necessidades humanas

A mudança na composição da cesta básica distribuída aos assistidos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) garantiu mais dignidade à mulher. Além do aumento dos itens e quantidade, que saltou de 24 para 32 produtos alimentícios e de higiene, cada cesta passou a trazer dois pacotes de absorventes femininos, com 16 unidades cada um.

“A inclusão dos absorventes na cesta é de extrema importância. É um item que ninguém se atenta na hora de fazer uma doação, mas que faz uma grande diferença na vida da mulher. É um item que se usa todo mês e não é possível reciclar”, explica a secretária de Assistência Social, Flávia Montagnero.

Segundo a secretária é uma situação delicada na casa de algumas famílias. “Há famílias em que a mãe cedeu seu absorvente para as filhas não faltarem na escola. A mãe tenta evitar constrangimentos para as filhas, mas ela também trabalha fora”, exemplifica.

O uso do absorvente pode ser feito pela mãe e filhas, além das idosas. É o caso da moradora do Jardim Pinheiros, L.A.C, de 78 anos, inscrita no CRAS Central I. “Eu achei a ideia de ter absorvente na cesta uma maravilha. Eu uso porque, às vezes, você está numa fila e vem aquela vontade de ir ao banheiro e sempre escapa um pouquinho do xixi. Eu não gosto”, explica ela.

Mais substanciosa
Ao todo, são entregues em média 300 cestas básicas, provenientes de licitação.

A partir deste mês, além dos absorventes, a cesta traz ainda um frasco de xampu e um de creme condicionador, ambos com 350 ml; assim como dois frascos de desinfetante e dois de água sanitária, ambas embalagens com 1 litro cada.

A mudança na cesta garantiu também pequenos agrados, como uma goiabada e três pacotes de biscoitos (dois doces e um salgado).

Muitos produtos ganharam reforços na quantidade ou no volume. O arroz subiu de um pacote de 5 quilos para dois pacotes, o feijão carioca, que de um pacote passou para dois de um quilo, um creme dental grande, que de 70 gramas passou para o de 90 gramas, entre outros.

A distribuição das cestas é feita no Centro de Convivência do Idoso (CCI) toda segunda-feira, entre 8h30 às 12 h e 13h30 às 16h, após o cadastramento em um dos quatro CRAS’s ou Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) da cidade.

A distribuição de cesta básica pela Secretaria de Assistência Social é prevista pela Lei Municipal nº 5.470/2017, que institui o programa de concessão de benefícios eventuais, que são temporários. Especificamente no caso das cestas, a distribuição ocorre diante de situações de vulnerabilidade, após a comprovação da necessidade pelas equipes no CRAS e CREAS, não ultrapassando quatro meses, salvo em caso de extrema carência.