12 DEZ 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Prefeitura e Conselho da Mulher unem forças feminina e masculina pelo fim da violência contra mulher
Campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher encerrou na  com roda de conversa

A Coordenadoria Especial das Políticas para Mulheres (CEPM) e o Projeto Guardiã Maria da Penha, ambos da Prefeitura de Valinhos, e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), avaliaram positivamente os resultados da campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, que encerrou na última sexta-feira (8) com roda de conversa.

A ação teve início no dia 20 de novembro,  Dia da Consciência Negra, com foco na dupla vulnerabilidade da mulher negra. A programação também contou com uma live sobre violência contra meninas e mulheres e o lançamento do vídeo Eles por Elas, com depoimento de autoridades e personalidades da cidade, enaltecendo e respeitando a participação feminina nos diversos campos da vida social.

Teve também o Trem da Alegria com a presença de 20 mulheres que percorreram os bairros com distribuídos panfletos às mulheres no percurso.

“As diversas abordagens sobre este tema de extrema importância social são uma tentativa de alcançar mais mulheres sobre seus direitos, além de informar sobre os serviços disponíveis na cidade”, avalia a responsável da CEPM, Marilene Santos.

Para a subinspetora do Guardiã Maria da Penha, a guarda-civil Rose Santos, Valinhos está no caminho certo e é preciso também pensar em novas formas de sensibilizar homens e mulheres sobre a violência contra meninas e mulheres, de forma contínua.

“Conseguimos unir forças entre homens e mulheres para conscientizar e orientar à população. E o trabalho não para. Temos novos projetos e muitas ações para o próximo ano”, avisa a presidente do Conselho da Mulher, a advogada Alessandra Parra.