A comemoração do aniversário de 129 anos de Valinhos, celebrado dia 28 deste mês, teve início nesta quinta-feira (22) com o descerramento da placa de reinauguração da Casa da Agricultura Francisco Fabiano. Aproveitando o evento, a Prefeitura de Valinhos também anunciou a adesão aos programas estaduais Rotas Rurais e Município Agro, visando o desenvolvimento do setor agrícola na cidade.
A reinauguração da Casa da Agricultura é uma parceria entre a Prefeitura e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) do Estado, com a retomada do convênio celebrado entre a administração municipal e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (SAAE), que estava abandonado há mais de oito anos.
Durante a cerimônia, o prefeito Franklin Duarte de Lima destacou o papel fundamental do agricultor no desenvolvimento de Valinhos. “É o agricultor que faz a cidade pulsar — e não o contrário”, afirmou em seu discurso. Ele também relembrou a origem do município, profundamente ligada à vocação agrícola. “Temos uma história rica, construída com o trabalho de homens e mulheres do campo”, acrescentou.
Encerrando sua fala, o prefeito reforçou a importância de valorizar o produtor rural ao longo de todo o ano, e não apenas durante a tradicional Festa do Figo e Expogoiaba. “O agricultor deve ser lembrado e apoiado todos os 365 dias, com o suporte permanente do governo municipal. A partir de agora, vamos caminhar juntos: Prefeitura, Estado, entidades do setor e o agricultor”, declarou.
Emoção e discursos de autoridades
A neta Cristiane do homenageado Francisco Fabiano, o Vô Chico Fabiano, discursou em nome da família que esteve presente. “Estamos todos emocionados. Estamos indo para a quarta geração de produtores rurais”, revelou. Liderado pelo agricultor, a família Fabiano fundou a empresa Campal Frutas, que produz frutas como figo, goiaba, carambola e pêssego.
O vice-prefeito e presidente do DAEV S.A., Luiz Mayr Neto, ressaltou sua atenção permanente às demandas do setor agrícola, destacando a lei de sua autoria que instituiu o Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) em Valinhos. “É fundamental garantir condições para que o homem do campo permaneça na terra, até porque isso está diretamente ligado à preservação da água. Valinhos será referência no Circuito das Frutas, unindo desenvolvimento sustentável e valorização do produtor rural”.
O dirigente da Assessoria Técnica do gabinete na SAA, Alberto Amorim, que representou o secretário estadual Guilherme Piai, destacou em seu discurso a importância da participação conjunta no renascimento da Casa da Agricultura, ressaltando que o Estado atua dentro das possibilidades e que é fundamental a sociedade acompanhar e cobrar a boa aplicação dos recursos públicos. Ele também reforçou que a CATI é o canal direto com o governo estadual para solicitação e obtenção de benefícios destinados ao setor agrícola.
O diretor do Departamento de Extensão Rural da CATI, Alexandre Grassi, agradeceu a parceria com a Prefeitura de Valinhos e destacou que o sucesso de qualquer cooperação depende do comprometimento de ambas as partes, reforçando o empenho do Estado nessa atuação conjunta. Segundo ele, a presença da CATI na Casa da Agricultura será constante, com o objetivo de atender diretamente os produtores e viabilizar políticas públicas eficazes e alinhadas às necessidades do setor.
O secretário do Verde e Agricultura, André Reis, apresentou a linha do tempo da contribuição do agricultor à cidade, iniciando com o cultivo do café, passando pela chegada do figo pelas mãos dos imigrantes italianos, e a introdução da goiaba trazida pelos japoneses, até alcançar as exportações agrícolas atuais. “Temos muito a explorar ainda”, afirmou o secretário, que destacou com entusiasmo a conexão harmoniosa entre o meio ambiente, o setor agrícola e o crescimento da cidade, ressaltando que é possível construir um futuro próspero e sustentável, onde o desenvolvimento urbano respeita e valoriza as raízes do campo.
O presidente do Legislativo, vereador Israel Scupenaro, garantiu que a cidade vive novos tempos. “Serão quatro anos para superar muita coisa. Valinhos vai ficar entre as três melhores cidades para se viver”, afirmou o presidente da Câmara.
Ao término do evento foram entregues cestas de frutas e produtos de propriedade da família Fabiano às autoridades presentes.
Estiveram presentes no evento o chefe de gabinete, Emílio Ramalho, o secretariado municipal, muitos produtores, os vereadores Rodrigo Fagnani Popó, Henrique Conti, Rafa Marques, Vagner Alves, Kiko Beloni e representantes dos vereadores Veiga e Alexandre Japa. Compareceram ainda representantes da Polícia Civil, da Fundação Florestal Aras, da Associação de Muladeiros, Associação e Sindicato Agrícola, Sebrae, do Valiprev e entidades assistenciais, religiosas e educacionais, além da corte da Festa do Figo e Expogoiaba e da cooperativa de crédito Sicredi.
Programas aderidos por Valinhos
Após a reinauguração da Casa da Agricultura Francisco Fabiano, também foi feito o anúncio de adesão da cidade aos programas estaduais Município Agro e Rotas Rurais, ambos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (SAAE).
O primeiro visa reconhecer e premiar os municípios que mais se destacam em atividades agrícolas e na promoção do desenvolvimento rural sustentável, buscando estimular a adoção de práticas sustentáveis e a implementação de políticas públicas que fortaleçam o setor agropecuário local.
Já o segundo, tem a pretensão de mapear e endereçar as propriedades rurais, facilitando a localização e a entrega de serviços públicos nesses locais. O objetivo é integrar tecnologia da informação e geolocalização para melhorar a qualidade de vida no campo, otimizar a logística e promover a inclusão produtiva, social e comercial na área rural.
Valinhos 129 anos
A programação de aniversário da cidade prossegue até 1º de junho, com atividades culturais, esportivas e entregas de novos espaços públicos. Clique aqui para conferir a programação na íntegra.
ACESSE PARA CONFERIR AS FOTOS: Revitalização Casa da Agricultura