Em meio ao período de estiagem e baixa umidade, a soltura de balões representa um perigo ainda maior para a comunidade. Neste domingo (25), a equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) Ambiental de Valinhos apreendeu um balão no bairro Paiquerê. O artefato foi interceptado logo após cair em uma área de mata, evitando um potencial incêndio. Testemunhas relataram que vários indivíduos, identificados como baloeiros, fugiram ao avistar a viatura.
O comandante da GCM, Anderson Gomes, reforçou os riscos associados à prática criminosa. "Neste período de seca, qualquer faísca pode se transformar em um incêndio de grandes proporções, tanto em zonas rurais quanto urbanas. Além do perigo às matas, há risco de queda em residências, fiações e até em aeronaves, colocando vidas em perigo", alertou.
A GCM Ambiental destaca que a combinação entre a umidade baixa e as tradicionais festas juninas aumenta a preocupação com incêndios. A soltura de balões, crime previsto no Art. 42 da Lei Federal nº 9.605/98, pode resultar em detenção de um a três anos, multa ou ambas as penas.
A população pode denunciar casos pelo número de emergência da GCM (153). Em situações de incêndio, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado imediatamente pelo 193.