07 JUL 2022
Obras do Centro de Operações e Inteligência de Valinhos avançam em bom ritmo
As obras do novo Centro de Operações e Inteligência (COI) da Guarda Civil Municipal de Valinhos, que ampliará e aperfeiçoará a segurança da cidade, estão avançando e seguem em ritmo satisfatório pela empresa contratada para o trabalho. Essa semana estão sendo executadas as paredes e o teto, que darão um tratamento acústico para melhor desenvolvimento do atendimento aos munícipes durante as chamadas de emergência. Nesta quinta-feira, dia 7, acontece a reunião de licitação das empresas interessadas na instalação dos móveis da central de segurança.

O COI é um projeto inovador da prefeita Capitã Lucimara para incrementar a segurança da população valinhense, que após ser concluído oferecerá para o município e cidades da Região Metropolitana de Campinas uma central de segurança movida à inteligência e tecnologia com equipamentos sofisticados para continuar a combater a criminalidade.

"Estou acompanhando as obras e vendo que elas estão em ritmo satisfatório. Mas também é importante salientar que paralelamente a obra física, já estamos avançando, desde o ano passado, em outras frentes como a questão tecnológica e demais implementos. Já adquirimos o software de inteligência, que vai detectar 24 horas veículos ilícitos e seus proprietários, e logo vão começar os treinamentos dos guardas municipais, assim como também estão sendo instaladas as câmeras em locais estratégicos. Quando a sala do COI ficar pronta, tudo entrará em funcionamento de uma vez", explicou a prefeita Capitã Lucimara.

Esta semana, a segurança municipal recebeu mais uma boa notícia. Por determinação da prefeita Capitã Lucimara, a Guarda Civil Municipal começou a retirada das câmeras de observação e monitoramento da área central, que estavam sem uso há mais de 3 anos , e vai fazer a manutenção dos equipamentos para recolocá-los e, assim, compor com as novas câmeras que vão alimentar o sistema de monitoramento. "Será uma economia de torno de R$ 100 mil em dispositivos que estavam sem utilização em cima dos postes. Estamos prezando pelo dinheiro público, pela segurança da população e dos comerciantes que serão beneficiados na área central", destacou o secretário de Segurança Pública Osmir Cruz.

Nesta quinta-feira, dia 7, uma nova etapa da implantação do COI terá andamento, que será a sessão de licitação para aquisição dos móveis, que reunirá as empresas inscritas no certame. Nas próximas semanas deve começar a instalação do piso elevado, que protegerá todo o cabeamento elétrico e eletrônico do sistema de monitoramento.
Local: Valinhos