A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Assuntos Jurídicos e Institucionais, juntamente com o Procon, atendeu, na última sexta-feira (07), mais uma solicitação do programa Procon em Casa, que presta atendimento em domicilio para idosos e pessoas com problemas de mobilidade no município. O Procon foi acionado para resolver mais um caso do “golpe do empréstimo” que está sendo aplicado em idosos e frequentemente registrado em Valinhos, como aconteceu com a Antônia e seu marido, moradores do Jd. São Marcos.
"A ação do Procon em Casa é mais uma das ações que temos incentivado para proteger os consumidores, sobretudo em momentos de golpes diversos que tem, infelizmente, acontecido em todo o país. Esta ação ajuda, e muito, principalmente aqueles que tem dificuldade de locomoção, tornando-se um importante investimento em acessibilidade. É fundamental que a população valinhense fique atenta e, qualquer dúvida, procure o Procon para orientações", afirmou a prefeita Capitã Lucimara.
A valinhense Antônia, morada do Jd. São Marcos, solicitou o Procon devido a um valor indevido que foi depositado em sua conta, como pedido de empréstimo, sendo que esse serviço nunca foi solicitado pela mesma, que está sendo cobrada com juros abusivos através de descontos em seu salário. O marido da idosa tem problemas de locomoção e por este motivo o Procon em Casa foi solicitado para o atendimento na residência.
“A situação já está muito complicada para todo mundo, e quando somos lesados dessa maneira nos prejudica muito. Tive que cortar gastos com alimentação e remédios, que são essenciais para nós, para pagar juros de um empréstimo que não solicitamos”, explicou Antônia, que agora, com o auxílio do Procon, está recorrendo para solução do problema.
O Procon destaca ainda, que esse golpe que consiste no depósito de empréstimos que nunca foram solicitados, e juros que são descontados mensalmente por esse valores, está sendo muito registrado por idosos em Valinhos. Por este motivo, o Procon solicita aos Srs(as) aposentados e pensionistas que solicitem mensalmente extrato de pagamento/INSS, para garantir que não há nenhum cobrança indevida, e para total segurança requeiram ainda a "exclusão de consignados" para que não sejam solicitados empréstimos sem consentimento do titular da conta.
No mês passado, o Procon em Casa atendeu a idosa Elisabete, moradora do Country Club, que passou pela mesma situação de fraude bancária, conhecida como “golpe do empréstimo”. Neste ano de 2022, o Procon Valinhos já totaliza 70% de atendimentos relacionados à fraudes bancárias ou golpes.
O programa Procon em Casa, tem como objetivo facilitar o atendimento de idosos e pessoas com problemas de mobilidade, que tem dificuldade de comparecer presencialmente até a sede do Procon. O atendimento acontece mediante agendamento pelo telefone (19) 3871-1223, para programar a data e horário que a viatura do Procon irá até a residência para coletar o relato ou a denúncia do munícipe, e prestar as orientações e medidas necessárias para a resolução do problema.
“É muito importante que em qualquer caso de dúvidas ou problemas, os consumidores procurem o Procon que está muito estruturado e preparado para atender e buscar resolver as situações solicitadas, exigindo que sejam cumpridas todas as determinações exigidas em lei”, concluiu o secretário de Assuntos Jurídicos, Gilberto Giangiulio Júnior.
O atendimento em domicilio realizado pelo Procon em Casa, é pioneiro no Brasil, tem como propósito a visão plena do exercício da cidadania, e objetiva a inclusão social de todos aqueles que, por direito constitucional, devem ser atendidos e devem ter seus direitos assegurados pela lei.