03 JAN 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Com previsão de fortes chuvas até sexta-feira, Defesa Civil de Valinhos mantém monitoramento de áreas de risco
Famílias atingidas por chuvas recebem apoio da Secretaria da Assistência Social e Fundo Social

Com base no Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (Simpdec), a Defesa Civil de Valinhos mantém o monitoramento das áreas mais vulneráveis a alagamentos, deslizamentos e inundações. Entre elas o Pinheirinho, Bosque dos Eucaliptos, Capuava, Rua Barão de Mauá e Avenida Invernada. Há previsão de chuvas intensas, com fortes ventos e granizo até sexta-feira (6). O órgão registrou desde o Natal o acumulado de 137 mm de chuvas, sendo nos últimos quatro dias 7,8 mm.

“Estamos fazendo monitoramento das áreas de risco constantemente, lembrando que todas as secretarias fazem parte da Simpdec e devem estar à disposição em ocorrências pertinentes à Operação Verão 2022/2023”, explicou a subinspetora Departamento de Proteção e Defesa Civi, Sandra Verdó.

Por precaução, a Prefeitura deixou à disposição o Ginásio da Vila Santana para caso de interdição de moradias. “Têm equipes da Secretaria de Serviços Públicos fazendo o cortes de árvores na cidade e a Defesa Civil está em plantão 24 horas”, acrescentou.

Uma das áreas preocupantes é o Pinheirinho em função da resistência de alguns moradores em deixar o local. “O rio subiu e inundou quintais e casas que foram construídas próximas. Apesar da situação, eles se negam a sair de suas residências”, explicou a subinspetora.

Danos e cuidados
As fortes chuvas começaram na semana entre o Natal e Ano Novo na cidade. Na região do Pinheirinho as equipes da Secretaria da Assistência Social visitaram casas afetadas. “Ao todo, foram visitados 23 imóveis, sendo sete mais atingidos com perda de bens materiais”, relatou o secretário da Assistência Social, Argeu Alencar da Silva.

Apesar do apoio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), todas as doações são bem-vindas. “As famílias precisam de doações de fogões, geladeiras, cobertores, roupas de cama e banho, roupas de uso pessoal e sapatos”, acrescentou o secretário.

Segundo ele, foram entregues ainda 12 cestas de alimentos e produtos de higiene. “Algumas famílias já recebem atendimento no CRAS Figueiras, mas há ainda algumas novas”, acrescentou.

Também foram atendidas pessoas em situação de rua. “Dois técnicos estão fazendo abordagens na cidade em locais de maior concentração deste grupo. Foram abordados nestes últimos dias 16 pessoas, com distribuição de cobertores”, relatou o secretário.

Para quaisquer solicitações, os munícipes devem ligar para o telefone 199 para Defesa Civil da cidade ou 153 para a GCM.