22 MAR 2023
DESENVOLVIMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE
Prefeitura de Valinhos celebra Dia Mundial da Água com plantio de mudas no Parque do Reforma Agrária
Iniciativa, que contou com a participação da  Polícia Ambiental Militar, visa à preservação ambiental e à conscientização

Celebrado no dia 22 de março, o Dia Mundial da Água foi comemorado em Valinhos com o plantio de 21 mudas de variadas espécies da Mata Atlântica no Parque Estadual da ARA (Assessoria da Reforma Agrária). A iniciativa das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e de Serviços Públicos da Prefeitura de Valinhos contou também com a parceria da Polícia Ambiental Militar de Campinas. O plantio realizado nesta quarta-feira (22) faz parte do trabalho de preservação e conservação ambiental na cidade.

O objetivo da ação é conscientizar sobre a preservação e uso racional da água, considerado um recurso finito essencial à vida na Terra, além da conservação da flora e fauna. “Este ato é muito importante, principalmente com a parceria da Polícia Ambiental Militar, pois o município sofre com a degradação ambiental, desde ocupação irregular até a falta de consciência”, conforme explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rafael Bassi.

Também foi lembrado no evento que a água é um recurso natural não-renovável. A ideia é preservar as nascentes existentes, por meio do plantio de mudas nativas. No parque estadual há duas nascentes. A plantação das mudas aconteceu na divisa entre o espaço e uma propriedade particular, próximo de uma das nascentes, a que deságua nos córregos na Fazendo São Pedro e no Rio Capivari.

“Para proteger uma nascente por força da Lei é necessário ter uma Área de Preservação Permanente (APP) em um raio mínimo de 50 metros ao seu redor, controlando e preservando a vegetação local com árvores nativas, impedindo desmatamento e a contaminação da água e do solo”, acrescentou o diretor de Meio Ambiente, Benedito Aparecido Camargo.

Segundo ele, com base em critérios técnicos, foram plantadas mudas de jatobá, pitanga, grumixana, jacarandá, oiti, araçá, ipê em uma mescla entre espécies frutíferas e floríferas. Das 21 mudas, 12 são do viveiro da Secretaria de Serviços Públicos e o restante foi doado pela Polícia Ambiental Militar.

“A parceria com a Prefeitura e o Parque Estadual é uma somatória de ações desenvolvidas no Estado todo no Dia Mundial da Água. Só na região está previsto o plantio de 1,5 mil árvores, entre hoje (dia 22) e amanhã”, afirmou o Capitão da Polícia Militar Ambiental de Campinas, André Manoel.

Projeto
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, também está desenvolvendo um projeto de criação de um Centro de Educação Ambiental e Viveiro Escola, com  previsão de funcionar no atual estande de tiros da cidade, na Rodovia Dom Pedro. “A ideia é estruturar o centro ambiental, trabalhando em parceria com as unidades de conservação estaduais localizadas no município e em conjunto a Polícia Ambiental”, acrescentou o diretor de Meio Ambiente.

Segundo ele, além do trabalho no eixo de preservação e conservação da flora e fauna da cidade, o projeto é bastante amplo, visando inclusive corredores de passagem de fauna junto com os Municípios da Região Metropolitana de Campinas. Estas ações também impactam no Programa Município Verde Azul da cidade, que visa à melhoria da gestão ambiental, e na elaboração e execução de políticas públicas estratégicas nesta área. “Hoje é um evento que marca pontapé inicial dentro destes projetos”, adiantou o diretor.

Origem
O Parque ARA, localizado na Estrada Luiz de Queiroz Guimarães, km 5, na Reforma Agrária, foi fundado em 1969 e está sob a gestão da Fundação Florestal. É considerado o menor parque do estado, com 64 hectares, área equivalente a 60 campos de futebol. Embora tenha pouca extensão territorial, o Parque Estadual abriga uma grande diversidade de plantas e animais.

A origem do Parque Estadual ARA está associada às terras resultantes da Fazenda Capivari, que foi loteada em diversos sítios pelo governo do Estado, por meio da então Assessoria de Revisão Agrária, e destinados a assentamentos rurais nos idos dos anos 1960. Daí vem seu nome, uma abreviação do antigo órgão institucional. A unidade é cortada pelo córrego da Fazenda, afluente do rio Capivari.
O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU em 22 de março de 1992 e visa à conscientização da população a respeito do líquido, que é essencial para a vida no planeta.